Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PSD recomenda adesão à Defesa europeia comum

O PSD recomendou hoje ao Governo que avance com a adesão à cooperação estruturada permanente na Defesa europeia e que faça acompanhar o pedido com uma "declaração formal" a excluir desde já a criação de um Exército comum.

PSD recomenda adesão à Defesa europeia comum
Notícias ao Minuto

16:25 - 20/11/17 por Lusa

Política Miguel Morgado

Em conferência de imprensa no parlamento, o deputado do PSD Miguel Morgado anunciou a entrega de um projeto de resolução que recomenda ao Governo a adesão à cooperação estruturada permanente da integração da Segurança e Defesa europeia (PESCO, na sigla original), considerando que é "necessário e desejável".

Contudo, o pedido de adesão, que deverá ocorrer no próximo dia 11 de dezembro, deve ser acompanhado de uma "explicitação e declaração formal" dos "pressupostos e limites" que, para o PSD, devem ser salvaguardados desde o início do processo.

O PSD recomenda que fique salvaguardado formalmente que a participação na cooperação permanente deve ser "complementar" e não "conflitual" com a participação na NATO e que a PESCO "apesar de ser um processo aberto e progressivo, não deve conduzir à criação de um Exército Comum Europeu".

Por último, o PSD propõe que fique estabelecido que a PESCO "não obedecerá ao princípio da especialização das valências das Forças Armadas Nacionais", que poderá significar, por exemplo, que um Estado-membro passasse a especializar-se num determinado tipo de operação militar, abandonando outros.

"No texto e no espírito deste projeto de resolução não há nada, não há nenhuma razão para que o PS não viabilize connosco estas mesmas recomendações ao Governo", considerou o deputado do PSD Miguel Morgado.

Para o PSD, "é preciso explicitar e de forma solene e formal" aquilo que, frisou, já foi dito pelos ministros da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros "quanto aos limites que devem ser declarados explicitamente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório