Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Negociações encaminhadas para complemento de pensão em casos de miséria

O líder parlamentar do BE disse hoje estarem bem encaminhadas as negociações com o Governo para a aplicação de um complemento de pensão em casos de "miséria" motivada por reformas antecipadas pedidas por "absoluto desespero".

Negociações encaminhadas para complemento de pensão em casos de miséria
Notícias ao Minuto

14:55 - 02/11/17 por Lusa

Política OE2018

"O que o BE está a preparar, conjuntamente com o Governo, é que os lesados de PSD e CDS, particularmente os lesados de Pedro Mota Soares [então ministro do Trabalho e Segurança Social] e do seu regime de reformas antecipadas, tenham um complemento de pensão capaz de retirar pessoas que, com uma carreira contributiva longa, estão num regime de miséria, com reformas na casa dos 200, 300 euros", afirmou Pedro Filipe Soares.

Em declarações aos jornalistas no parlamento, o bloquista lembrou que estas pessoas, cerca de dez mil, foram "empurradas para uma reforma de miséria" depois de um longo período no desemprego e quando já não tinham direito a subsídio.

Nessa altura, disse, optaram por um mal menor, o de ter algum rendimento ao invés de nenhum.

"É um processo que trataremos durante a especialidade, que está bem encaminhado e esperamos que possa ser concluído durante o debate do Orçamento do Estado [para 2018] e ser lei já a 01 de janeiro", acrescentou, sobre as negociações com o executivo sobre o referido complemento para estas pensões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório