Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Manuel Alegre critica "falência do Estado" por "desleixo e amiguismos"

O histórico socialista Manuel Alegre assina hoje um artigo de opinião no Diário de Notícias em que afirma que a tragédia dos incêndios em Portugal mostra a "falência do Estado", fruto de "desleixo, incompetência e amiguismos".

Manuel Alegre critica "falência do Estado" por "desleixo e amiguismos"
Notícias ao Minuto

06:17 - 18/10/17 por Lusa

Política Opinião

"Dá vontade de chorar e não consigo ficar calado. É um símbolo triste da falência do Estado, fruto de décadas de desleixo, de incompetências, de amiguismos múltiplos, da submissão do interesse geral a interesses instalados e da capitulação perante lógicas que não são a dos fins superiores do Estado e do país", escreve.

Manuel Alegre critica as reformas feitas que resultaram na saída dos meios de combate aos incêndios das mãos do Estado, sendo "entregues ou partilhados com empresas privadas", no artigo intitulado: "Não consigo ficar calado"-

"Vi o meu país a arder, sei que morreram cem pessoas em quatro meses e não consigo ficar calado. Talvez a culpa seja minha, porque fui deputado e participei na construção de uma democracia que a páginas tantas se distraiu e não soube resolver problemas estruturais, como o reordenamento do território e das florestas, assim como o combate ao abandono e à desertificação do país", lamenta.

O socialista diz ter "por vezes" protestado, mesmo contra o seu partido, mas que tal "não foi suficiente". "Não consigo calar-me e sinto-me culpado", sublinha.

Alegre admite não ser especialista, mas defende que "os meios de combate aos incêndios devem passar para o Estado" e que "se torna urgente a criação de um corpo nacional de bombeiros profissionais organizado segundo normas e regras de tipo militar".

"Vai ser preciso enfrentar preconceitos e interesses instalados, mas este é um tempo em que é preciso coragem para tomar decisões para que o Estado não se demita de exercer as suas funções de soberania e seja capaz de proteger o território e garantir a segurança dos portugueses", conclui.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 41 mortos e cerca de 70 feridos (mais de uma dezena dos quais graves), além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O Governo decretou três dias de luto nacional.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, em junho, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório