Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Sócrates tem "falhas de caráter". Ministério Público "está de parabéns"

Marques Mendes tece duras críticas a José Sócrates, que diz ser “um homem com enormes falhas de caráter”.

Sócrates tem "falhas de caráter". Ministério Público "está de parabéns"
Notícias ao Minuto

22:12 - 15/10/17 por Goreti Pera

Política Marques Mendes

Luís Marques Mendes considera que o Ministério Público “está de parabéns” por ter deduzido acusação no âmbito da Operação Marquês.

Tratando-se de um “processo altamente complexo com alguma solidez”, o comentador admite que se vive um “momento histórico” na justiça, tendo em conta que “é a primeira vez que um ex-primeiro-ministro é acusado… e acusado de crimes tão graves como corrupção”.

“Mesmo para quem achava que isto não dava em nada, há que reconhecer que há um trabalho de investigação notável. A acusação acaba com a ideia de que os poderosos fugiam às malhas da justiça. É um alívio saber que quem prevarica é investigado”, afirmou o antigo líder do PSD.

Falando de um “momento marcante para o Estado de direito em Portugal”, Marques Mendes prevê agora que se passem vários meses de instrução e que, até que o caso vá a julgamento, “vai levar anos”. “Estaremos mais uma década neste processo”, vaticinou.

Já fora do campo da justiça, e referindo-se ao “julgamento político, ético e moral”, o comentador considera que há questões em relação às quais “já se podem tirar conclusões”.

“O estilo de vida de Sócrates é inaceitável, ganhava X e gastava 5, 10, 15 vezes mais, sempre a pedir dinheiro emprestado. Ganhava ‘tostões’ e gastava milhões, sempre na base de esquemas e mais esquemas. Ou vivia acima das suas necessidades ou era dinheiro ilícito”, começou por enumerar.

“É um homem com enormes falhas de caráter. Publicou um livro, disse que era escrito por si quando afinal foi escrito por outra pessoa e simulou que tinha muitas vendas. Contratou uma pessoa que escrevia num blogue para dizer bem dele e mal dos adversários, pagando-lhe 3.500 euros por mês”, acrescentou Marques Mendes, tecendo ainda comentários sobre “a aldrabice da licenciatura” e a alegada “tentativa de controlo da comunicação social”.

A respeito de todo o processo que corre na justiça, quem merece um elogio é António Costa, que assume o papel de secretário-geral do Partido Socialista. “Costa fez bem em separar a política de justiça. O PS pode estar-lhe eternamente grato”, explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório