Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Santana Lopes reuniu-se com Marcelo. Candidatura à vista?

Pedro Santana Lopes é um dos nomes mais falados para concorrer à liderança do PSD. Encontro com Marcelo Rebelo de Sousa pode estar relacionado com eventual candidatura.

Santana Lopes reuniu-se com Marcelo. Candidatura à vista?
Notícias ao Minuto

16:27 - 09/10/17 por Pedro Bastos Reis

Política PSD

O provedor da Santa Casa da Misericórdia e antigo líder do PSD, Pedro Santana Lopes,  esteve esta tarde em Belém, onde se encontrou e almoçou com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, noticia a SIC Notícias. 

Os motivos que estão na origem do encontro não são conhecidos, mas numa altura em que Santana é um dos nomes mais falados para concorrer à liderança do PSD, é expectável que o encontro possa estar relacionado com uma eventual candidatura à liderança do maior partido da oposição.

Ainda para mais numa altura em que os outros putativos nomes, Luís Montenegro e Paulo Rangel, já garantiram que não vão entrar na corrida.

A especulação em torno da eventual candidatura de Santana Lopes à liderança começou a ganhar forma dois dias depois das eleições autárquicas, quando o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia disse estar a "ponderar" avançar.  “[Estou] a ponderar, obviamente. Quando acontece uma situação destas temos que ponderar. Mesmo que cada um comece a apresentar 100 nomes de barões ou baronetes, quem vota são os militantes”, disse então o social-democrata à SIC Notícias. 

Ontem, domingo, o antigo presidente do PSD, Luís Marques Mendes, disse que Santana Lopes "está inclinado a avançar". A candidatura, segundo o comentador, deverá ocorrer hoje ou amanhã. 

Outros dos nomes que é dado como certo na corrida é Rui Rio, que "irá apresentar publicamente a sua candidatura à presidência do Partido Social-Democrata na próxima quarta-feira, dia 11 de outubro", em Aveiro.

Esta segunda-feira, o Conselho Nacional do PSD reúne-se para marcar as datas das diretas, bem como para o cargo de presidente do partido e do Congresso que elegerá os novos órgãos nacionais. 

Pedro Passos Coelho, recorde-se, afirmou que não se vai recandidatar à liderança do PSD, isto depois do resultado nas eleições autárquicas, o pior de sempre para o partido. 

[Atualizado às 16h56]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório