Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Conselho Nacional reúne-se na próxima semana para decidir data de diretas

O Conselho Nacional do PSD vai voltar a reunir-se no início da próxima semana para decidir a data das próximas eleições diretas.

Conselho Nacional reúne-se na próxima semana para decidir data de diretas
Notícias ao Minuto

22:03 - 03/10/17 por Melissa Lopes

Política PSD

Pedro Passos Coelho, líder do PSD, decidiu que não se vai recandidatar a um novo mandato no partido. A decisão foi tomada apenas 48 horas depois das eleições autárquicas.

Neste sentido, e após anunciada a decisão de Passos Coelho, o secretário-geral do PSD propôs no Conselho Nacional a realização de um nova reunião daquele órgão na próxima segunda-feira, dia 9, para marcação de eleições diretas internas e do Congresso social-democrata.

A proposta de José Matos Rosa foi feita na reunião do Conselho Nacional do PSD, que decorre num hotel de Lisboa desde cerca das 21h25, e surgiu na sequência da ideia avançada pelo presidente do partido, Pedro Passos Coelho, em antecipar o calendário previsto para as eleições diretas e o Congresso do partido.

Esse calendário previa a realização de um Conselho Nacional a meio de novembro para marcar as diretas e a reunião magna do partido, com as eleições internas a decorrerem entre o final de janeiro e o início de fevereiro e o Congresso um mês depois.

Pedro Passos Coelho comunicou hoje ao Conselho Nacional que não se recandidatará ao cargo, justificando a saída com os resultados das autárquicas e por entender que será mais vantajoso para o partido ter uma nova liderança.

"Se eu permanecesse vitorioso à frente do PSD, como líder do PSD, em vez de estar a construir uma alternativa de Governo, estaria em permanência a combater o preconceito e a ideia feita de que estava agarrado ao poder do partido e de que estava a resistir ceder o lugar a quem tem melhores ideias, melhores estratégias para levar o partido a melhor porto", justificou Pedro Passos Coelho, numa intervenção perante o Conselho Nacional, aberta à comunicação social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório