Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Bom relacionamento entre partidos que apoiam o Governo" vai manter-se

Carlos César afirmou que resultados das autárquicas reforçaram a atual solução governativa e garantiu que estes não vão alterar o “bom relacionamento entre os partidos que apoiam o Governo”.

"Bom relacionamento entre partidos que apoiam o Governo" vai manter-se
Notícias ao Minuto

18:45 - 02/10/17 por Pedro Bastos Reis

Política PS

Depois de ter recebido o líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, em Belém, o presidente do PS, Carlos César. No final do encontro, em declarações aos jornalistas, o também líder da bancada socialista na Assembleia da República realçou o reforço da votação nos partidos que apoiam a solução governativa e salientou a importância das negociações para o Orçamento do Estado, que será apresentado no próximo dia 13 de outubro.

Nesse sentido, Carlos César admitiu que os resultados das eleições autárquicas têm uma “interpretação política”, em que é possível observar um “reforço da votação nos partidos associados à maioria parlamentar que apoia o Governo”, bem como uma “diminuição na área da Direita”.

No entanto, apesar de reconhecer a “interpretação política” que os resultados podem ter no plano nacional, o presidente do PS preferiu salientar a importância das negociações entre PS, Bloco de Esquerda, PCP e Verdes, garantindo que os resultados de ontem dos partidos que apoiam o Governo não vão afetar o processo negocial do Orçamento do Estado.

Estes resultados não só não têm a ver com o processo negocial em curso para a aprovação do Orçamento do Estado para 2018, como não afetam o bom relacionamento entre os partidos que apoiam o Governo”, garantiu Carlos César.

O líder socialista não se alongou muito em detalhes sobre o encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, encontro este que considerou “de rotina”, referindo apenas que “não estivemos aqui para aferir o grau da nossa vitória nas eleições autárquicas”.

Reforço da atual solução governativa

Questionado sobre a possibilidade de os resultados das eleições autárquicas abrirem um novo ciclo político no país, Carlos César voltou a realçar a “consolidação da solução política que está em vigor”.

De uma forma geral, o sentimento que as pessoas expressarem e que a generalidade dos observadores retiram desta eleição é que houve um reforço da componente política que está associada à atual situação governativa”, justificou.

O líder socialista referiu-se especificamente à CDU que, segundo o próprio, "continua a ser um grande partida da administração local", uma vez que tem "160 presidências de órgãos autárquicos, entre os quais 24 câmaras municipais". 

Carlos César deixou ainda a porta aberta ao PSD caso “queira contribuir para a política orçamental”. “O PSD, como todos os partidos, é um partido que é bem recebido na conjugação de vontades para que o país caminhe de forma melhor. Se o PSD estiver interessado em contribuir para uma melhor da política orçamental, recebemos isso com agrado”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório