Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Do nervosismo da Esquerda à Direita que quase não existe a sul do Tejo

Diogo Feio realçou as divergências entre os partidos da Esquerda nestas autárquicas. Já João Galamba considera isso normal e que estranho seria PS, PCP e Bloco falassem durante a campanha do que os aproxima.

Do nervosismo da Esquerda à Direita que quase não existe a sul do Tejo
Notícias ao Minuto

23:12 - 27/09/17 por Fábio Nunes

Política Notícias

A poucos dias das eleições autárquicas, João Galamba e Diogo Feio abordaram as campanhas dos seus partidos na SIC Notícias. Diogo Feio elogiou o trabalho do seu CDS. "Está empenhado em continuar a fazer uma boa campanha autárquica, uma campanha imaginativa. O CDS tem-se empenhado em fazer uma campanha diferente".

A tensão entre os partidos da esquerda nestas autárquicas também não foi esquecida por Diogo Feio. "O nervosismo à Esquerda parece-me bastante evidente", disse, referindo ainda que as divergências são cada vez mais notórias entre o PCP e o Bloco.

Uma análise desvalorizada por João Galamba. O socialista considera normal as divergências na antecâmara das autárquicas. "Estranho seria que havendo tantas Câmaras que o PS até pode conquistar ao PCP e vice-versa, que os partidos se dedicassem a falar sobre o sucesso das políticas de governação e do que os aproxima".

Afastou ainda a ideia de que António Costa tenha feito um pacto de não-agressão com PCP e Bloco para as autárquicas. "O primeiro-ministro apoia o candidato socialista, mas tenta não atacar ou fazer críticas aos presidentes de Câmara de outros partidos", disse João Galamba. O dirigente do PS lembrou que António Costa é secretário-geral dos socialistas mas também primeiro-ministro e que depois das eleições terá de manter uma relação cordial com os autarcas dos outros partidos.

Deixou ainda uma farpa à Direita. "O PS e o PCP são os maiores adversários a sul do Tejo. O PSD e o CDS quase que não existem nos concelhos a sul do Tejo".

As autárquicas no Porto estão renhidas de acordo com algumas sondagens, que não convencem Diogo Feio. "É estranho ter sondagens que dão empate entre Rui Moreira e Manuel Pizarro e outras que dão uma vitória de 40% a Rui Moreira e 30% para Manuel Pizarro". O advogado mostrou-se confiante na vitória de Rui Moreira, o independente apoiado pelo CDS. "O juízo dos cidadãos do Porto tem sido sábio".

Opinião diferente tem João Galamba, que se mostra otimista numa vitória do candidato do PS, Manuel Pizarro. "Depois de Rui Moreira achar que pode usar e descartar o PS depois de quatro anos, o PS tem feito uma campanha positiva. Daquilo que me é dado a ver e que vou sabendo, a dinâmica é evidente e tem tido uma boa aceitação da população do Porto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório