Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Popularidade do Governo beliscada e PS a descer nas intenções de voto

O mais recente estudo da Eurosondagem relativo às intenções de voto aponta para a maior queda de popularidade do Executivo de António Costa desde que tomou posse, em 2015. Marcelo Rebelo de Sousa é o único líder político cuja popularidade continua em ascensão.

Popularidade do Governo beliscada e PS a descer nas intenções de voto
Notícias ao Minuto

16:50 - 08/09/17 por Notícias Ao Minuto

Política Eurosondagem

O barómetro de setembro do estudo de opinião da Eurosondagem divulgado pela antena da SIC aponta para a maior queda de popularidade do Governo desde novembro de 2015: uma descida de 5,3 pontos percentuais.

No que diz respeito às intenções de voto, o PS perde 0,5 pontos percentuais na comparação em cadeia, fixando-se nos 40,3%. O Governo de António Costa passou por um período em que foi alvo de críticas, não só por parte da oposição, mas também pela sociedade civil, exigindo-se respostas relativamente aos incêndios que devastaram território nacional, causando dezenas de mortes. Para não falar no assalto em Tancos por ocasião das férias de António Costa. Mas, estes factos ainda não se tinham espelhado no barómetro das intenções de voto. Chegam agora.

O PSD, por sua vez, contraria a tendência de não conseguir subir nas intenções de voto – situação que se mantinha desde abril – e regista mais 0,6 pontos percentuais do que em agosto, subindo para os 28,7% em matéria de intenções de voto.

Já o Bloco de Esquerda mantém os números que se verificavam no mês passado. A CDU tem um ligeiro decréscimo de 0,3 pontos percentuais, à semelhança do CDS (0,1 pontos percentuais).

No que se refere aos líderes partidários, o barómetro de setembro é unânime: todos sofrem uma queda na popularidade e é o rosto da liderança do PSD, Pedro Passos Coelho, que encabeça esta lista, com uma variação negativa de 1,2 pontos, para 8 pontos. Já António Costa sofre uma quebra de 0,8 pontos, para 32,8 pontos.

Marcelo Rebelo de Sousa é o único líder político que continua a recolher indicadores positivos com um saldo positivo de 61,7 pontos, tendo subido este mês 0,2 pontos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório