Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Internet é quase um santuário para a promoção do terrorismo"

Paulo Portas comentou esta sexta-feira, na antena da TVI, o atentado que espalhou o terror em Barcelona e Cambrils.

"Internet é quase um santuário para a promoção do terrorismo"
Notícias ao Minuto

21:20 - 18/08/17 por Melissa Lopes

Política Paulo Portas

"Costumo chamar a esta forma de terrorismo primitivo 4.0", começou por dizer Paulo Portas, a propósito do atentado em Barcelona e Cambrils que matou 14 pessoas e feriu  cerca de 130. Do ponto de vista operacional, realçou, "é quase primitivo, atacar com facas, com punhais, com camiões, atirando-os para cima de pessoas".

Contudo, e foi neste aspeto que o centrista se focou, "é preciso perceber que o recrutamento, o treino, a didática e orientação dos terroristas, e a manipulação da ignorância de muita gente é feita por via digital". E isso representa uma "evolução muito significativa da Al Qaeda para o Estado Islâmico".

A internet "tem coisas extraordinárias para a vida das pessoas mas é onde, infelizmente, a promoção da violência e do terrorismo são praticamente um santuário. Daquilo que o político observa "antigamente os ataques pareciam mais focados em ícones da vida ocidental", e agora já não é tanto assim.

"À medida que perdeu poder territorial, o Estado Islâmico reorientou a sua estratégia para matar o máximo possível de pessoas para treinar para matar e morrer, matar matando, e fazê-lo nos lugares mais comuns e esperáveis do convívio de famílias absolutamente normais", analisou.

Paulo Portas considerou ser muito difícil contrariar estes fenómenos (atentados), contudo destacou uma forma de os prevenir. "Interceptando comunicações, antes de os atentados acontecerem, entre as células terroristas". Além disso, o comentador sublinhou que o jihadismo é "um ato baseado em falsidades, numa interpretação absolutamente errática do Corão que usa a ignorância e vulnerabilidade das pessoas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório