Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PCP pede resistência ao Governo a "imposições externas" da Comissão e BCE

O PCP afirmou-se hoje preocupado com alegadas "imposições exteriores" da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu no processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pediu uma "resposta de resistência" ao Governo PS.

PCP pede resistência ao Governo a "imposições externas" da Comissão e BCE
Notícias ao Minuto

20:29 - 23/03/17 por Lusa

Política CGD

Num comentário à emissão de 500 milhões de euros de dívida perpétua junto de investidores institucionais, a taxas de 10,75%, o líder parlamentar comunista, João Oliveira, afirmou que esse valor pode fragilizar a Caixa.

"Não há, na Caixa, negócios que assegurem taxas de juros que se aproximem daquelas que resultam desta emissão de obrigações", afirmou João Oliveira aos jornalistas, no parlamento.

E isso, acrescentou, "é um motivo de preocupação por eventual fragilização da Caixa".

O deputado do PCP está preocupado por esta solução de recapitalização da CGD, que deveria "reforçar a Caixa e o seu papel de banco público que sirva os interesses do país", dado que "terá resultado de uma imposição da Comissão Europeia e do BCE".

Esta situação, continuou, "exige, da parte do Governo, uma resposta de resistência a essas imposições" externas que não correspondem ao interesse nacional, entre elas, a "perspetiva de redução de balcões e de despedimento de trabalhadores".

"O PCP sempre afirmou que a recapitalização reforçasse a Caixa e o seu papel de banco público numa política de crédito que serva os interesses do País", declarou.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) emitiu hoje 500 milhões de euros de dívida perpétua junto de investidores institucionais, a uma taxa de juro de 10,75%, segundo fontes ligadas ao processo citadas pela agência Bloomberg.

Em comunicado ao mercado, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) dá conta que o lançamento da emissão ocorreu hoje, pelas 9:00, tinha um intervalo inicial de preço anunciado, entre os 11 e os 11,5%, e que tinha "em consideração os referenciais recebidos nos contactos com os investidores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório