Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PEV promove marchas em defesa da Linha do Leste durante debate do OE

O Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) anunciou hoje que vai promover marchas a pé entre Portalegre e Elvas, durante o debate do Orçamento do Estado, em novembro, em defesa do transporte ferroviário na Linha do Leste.

PEV promove marchas em defesa da Linha do Leste durante debate do OE
Notícias ao Minuto

15:11 - 29/09/16 por Lusa

Política Protestos

A iniciativa dos ecologistas, a realizar ao longo de cerca de 70 quilómetros, pretende exigir a "reposição rápida" do transporte de passageiros na Linha do Leste em todo o traçado, entre Entroncamento e Elvas com passagem por Portalegre, e com "horários que possam servir as populações".

"Nós vamos marchar a pé, com o lema "muita terra, muita terra, muita terra". A iniciativa vai ser concretizada por troços, sendo a primeira marcha entre Portalegre e Assumar, no concelho de Monforte, que é outra das localidades por onde passa a Linha do Leste", explicou hoje à agência Lusa a dirigente do PEV Manuela Cunha.

Os comboios de passageiros regressaram à Linha do Leste a 25 de setembro de 2015, na sequência de um protocolo assinado entre a CP, os municípios de Portalegre, Alter do Chão e Ponte de Sor, a empresa Infraestruturas de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

O protocolo previa inicialmente que o serviço Portalegre - Entroncamento, com ligações a Lisboa, Porto e Coimbra, estivesse no ativo por um período experimental de seis meses (até final do mês de março deste ano), às sextas-feiras e domingos, situação que ainda hoje se mantém.

Contactada pela Lusa, fonte da CP disse que durante o período experimental de seis meses realizaram-se 108 comboios, tendo sido transportados "2.626 pessoas", uma média de "24 passageiros" por comboio.

Defendendo horários "mais adequados" para permitir um aumento do número de utilizadores, o PEV espera conseguir, através das marchas, a realizar durante a discussão do Orçamento do Estado para 2017, que as "vozes" das populações sejam "ouvidas" pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

Além das marchas a pé entre Portalegre e Elvas (traçado ferroviário sem serviço de passageiros), o PEV vai promover tribunas públicas para auscultar as populações que "convivem" de perto com a Linha do Leste.

Outra das iniciativas que o PEV pretende concretizar passa pela criação de "um livro de viagem", que, no decorrer das marchas a pé, vai recolher testemunhos das populações sobre o serviço prestado na linha ferroviária.

A mesma dirigente dos ecologistas frisou que o partido "não se resigna" na defesa do transporte de passageiros na Linha do Leste, quando, na Assembleia da República, foi aprovada uma deliberação, por unanimidade, que defendia o serviço em todo o traçado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório