Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Nova candidatura à ONU é um "golpe de secretaria, à última da hora"

O CDS-PP disse hoje que foi com surpresa que recebeu a notícia da nova candidata à ONU, um "golpe de secretaria, à última da hora", reiterando o apoio e a confiança em António Guterres, a "melhor candidatura".

Nova candidatura à ONU é um "golpe de secretaria, à última da hora"
Notícias ao Minuto

17:20 - 28/09/16 por Lusa

Política Nuno Magalhães

Em declarações à agência Lusa, o líder parlamentar centrista Nuno Magalhães reagiu ao anúncio feito hoje pelo primeiro-ministro Bulgária da mudança da candidata ao cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), substituindo Irina Bokova por Kristalina Georgieva.

"Foi com surpresa que recebemos essa notícia, mas mantemos a total confiança e sobretudo o total apoio àquela que não somos nós, CDS, não somos nós, portugueses, que dizemos, é o Conselho de Segurança da ONU que tem reiteradamente e há muito tempo dito que a melhor candidatura é a do engenheiro António Guterres", disse.

Na opinião dos centristas, "este tipo de candidatura põe em causa todo o prestígio do processo de escolha para o novo secretário-geral da ONU", uma vez que se tenta ganhar com "um golpe de secretaria, à última da hora" aquilo que "não se ganha em campo", usando uma metáfora futebolística.

"Queremos reiterar esse apoio, como a total confiança que António Guterres irá ser o próximo secretário-geral da ONU, como de resto parece a própria ONU assim o deseja. Oxalá não haja jogadas de secretaria", enfatizou.

Para Nuno Magalhães, seria muito triste para a ONU e "poria obviamente em causa toda a credibilidade do processo de escolha", recordando a metáfora utilizada hoje pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que comparou a candidatura de Kristalina Georgieva às Nações Unidas a um concorrente que entra nos últimos 100 metros para tentar ganhar a maratona.

Entretanto, a búlgara Irina Bokova assegurou que continua "completamente comprometida" na eleição para o cargo de secretário-geral da ONU, depois de o seu país avançar com o nome de Kristalina Georgieva na corrida.

"Grata a todos os que me apoiam e completamente comprometida em continuar a corrida para próxima secretária-geral", disse a líder da UNESCO no Twitter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório