Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Diplomas para alargar passe de transportes seguem para especialidade

Dois projetos do PCP e uma resolução do Bloco de Esquerda para alargar a utilização do passe social intermodal a todos os transportes públicos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto baixaram hoje a comissão sem votação.

Diplomas para alargar passe de transportes seguem para especialidade
Notícias ao Minuto

14:16 - 23/09/16 por Lusa

Política Iniciativa

Os requerimentos de baixa direta à comissão parlamentar apresentados pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda foram aprovados por unanimidade na reunião plenária da Assembleia da República.

Na política de transportes públicos, o PCP tem defendido o alargamento do passe social intermodal a todas as empresas de transportes públicos.

Para o PCP, "não faz sentido que o Estado entregue a empresas privadas a concessão de transporte público, pagando-lhe nalguns casos bem mais do que paga a empresas públicas, e depois permita que as empresas privadas estejam fora do passe social intermodal, como hoje acontece com a Fertagus, MST, Barraqueiro Transportes, HLM e Isidoro Duarte".

Uma situação que os comunistas consideram "penalizar fortemente as populações servidas por estas empresas privadas, já que os custos dos bilhetes e dos passes são muito superiores ao que existe nas áreas abrangidas pelo passe social intermodal".

Ainda na área económica, mas no domínio da energia, com a abstenção do PCP e de "os Verdes", foi aprovado sem votos contra a proposta do Governo que revê princípios e regras gerais relativas à organização dos procedimentos de concurso público para atribuição por contrato de concessões destinadas ao exercício em exclusivo da exploração das redes municipais de distribuição de eletricidade de baixa tensão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório