Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PSD vai levar alterações ao IMI ao Tribunal Constitucional

A oposição vai recorrer ao tribunal Constitucional para avaliar alterações no imposto.

PSD vai levar alterações ao IMI ao Tribunal Constitucional
Notícias ao Minuto

12:53 - 23/09/16 por Carolina Rico

Política Impostos

O PSD vai pedir a fiscalização sucessiva das alterações ao IMI no Tribunal Constitucional, avança a RTP.

O anúncio foi feito pelo deputado do PSD António Leitão Amaro antes da votação da apreciação parlamentar apresentada pelos sociais-democratas, de cessação de vigência daquele diploma.

A apreciação parlamentar das alterações ao IMI, que o CDS-PP também apresentou, foi chumbada com os votos contra do PS, BE, PCP, PEV, votos a favor do PSD e do CDS, e abstenção do PAN.

O um diploma publicado este mês em Diário da República previa um aumento ou diminuição do IMI em função de fatores como a exposição solar, o tipo de piso, a qualidade ambiental da habitação ou as vistas.

O decreto-lei publicado a 1 de agosto define agora que o coeficiente de 'localização e operacionalidade relativas' possa ser aumentado até 20% ou diminuído até 10%, mediante estes critérios.

Assim, caso um imóvel tenha uma boa exposição solar (orientação a sul), seja um piso mais elevado ou tenha uma 'área especial', como um terraço, o coeficiente pode subir até 20%.

Em sentido inverso, se o imóvel receber pouca luz natural (orientação a norte), for uma cave ou tiver uma qualidade ambiental prejudicial (como poluição atmosférica ou sonora) ou elementos visuais 'negativos' (como uma ETAR ou um cemitério), o coeficiente pode diminuir até 10%.

Até agora, elementos positivos ou negativos de um imóvel só podiam aumentar ou diminuir o coeficiente de 'localização e operacionalidade relativas' até 5%.

A medida levantou polémica e foi desde o seu surgimento fortemente condenado pelo PSD.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório