Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Défice será cumprido e "confortavelmente abaixo de 2,5%"

O primeiro-ministro falou aos jornalistas e traçou o caminho para os próximos tempos.

Défice será cumprido e "confortavelmente abaixo de 2,5%"
Notícias ao Minuto

16:29 - 31/08/16 por Inês André de Figueiredo

Política António Costa

Segundo o INE, a economia portuguesa cresceu 0,9% no segundo trimestre face ao período homólogo e 0,3% em relação ao trimestre anterior e António Costa reagiu aos dados revelados, mostrando que acredita que Portugal está no bom caminho.

O primeiro-ministro explicou que será necessário prosseguir um “esforço acrescido” baseado na reposição dos rendimentos das famílias, a criação de condições para as empresas poderem investir, a estabilização do sistema financeiro, o apoio e a criação de novos canais de exportação, algo que considera “absolutamente essencial” para que se tenha um “caminho mais sustentável”.

“Se tivéssemos prosseguido a linha de austeridade, de aumentar os impostos, de cortar salários, cortar pensões, de aumentar o IVA, certamente hoje ainda teríamos um crescimento menor do que aquele que temos neste momento”, atirou o líder socialista.

Questionado pelos jornalistas, o chefe do Executivo garante que o défice fixado pela União Europeia será cumprido e “confortavelmente abaixo de 2,5%”.

“O que significa é que temos de acelerar os fatores que contribuam para o crescimento da nossa economia, prosseguir a reposição dos rendimentos das famílias, dar execução ao programa que aprovámos – Capitalizar – de forma a que as empresas tenham melhores condições para poderem investir, acelerar a execução dos fundos comunitários e o que os números indicam, estamos a reverter a tendência que vinha de 2015, não da forma robusta como ambicionamos e para a qual temos de caminhar”, explica.

Por outro, Costa afirmou que quer que o Orçamento de Estado de 2017 “não seja um recuo” nem uma “mera consolidação”, mas sim um “avanço”. “Não haverá qualquer novo corte nas pensões, os cortes serão eliminados, a sobretaxa será eliminada, os vencimentos serão repostos e é essa a trajetória”, salvaguardou.

“Sei que a oposição falhou no Governo e agora falha sistematicamente nas previsões que faz enquanto oposição”, atira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório