Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Sampaio da Nóvoa é um dos meus, é um dos nossos"

O antigo Presidente da República Ramalho Eanes falou hoje no "grande amor, um amor militante" do candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa pela liberdade, descrevendo-o como um dos seus.

"Sampaio da Nóvoa é um dos meus, é um dos nossos"
Notícias ao Minuto

22:41 - 21/01/16 por Lusa

Política Ramalho Eanes

"Sampaio da Nóvoa é um dos meus, é um dos nossos", declarou o antigo chefe de Estado num comício no Porto organizado pela candidatura do antigo reitor Sampaio da Nóvoa à Presidência da República.

A declaração de Eanes, dita quando traçava um perfil de Nóvoa desde a sua juventude, mereceu os aplausos das mais de mil pessoas presentes no pavilhão desportivo do Académico Futebol Clube, na cidade invicta.

O general descreveu Nóvoa como um "cidadão impar", a nível cultural e académico, mas "um cidadão como qualquer" outro português, próximo das pessoas.

"Quem o conhece sabe que é um cidadão de impoluta honradez, sempre preocupado com o país", sublinhou o antigo Presidente, que falou durante mais de 30 minutos.

Depois, Eanes lembrou a experiência de fundir duas universidades de Lisboa e trouxe essa marca da carreira de Sampaio da Nóvoa para a noite do Porto: "Todos temos visto como é difícil fundir duas empresas (...) reparem agora na dificuldade que haverá em fundir duas universidades. Ele conseguiu ultrapassar tudo isso", enalteceu.

O antigo chefe de Estado vincou ainda que Nóvoa é um "homem que reage às adversidades e, perante elas, cria pontes" para as suplantar.

"Sampaio da Nóvoa tem evidenciado capacidade de ouvir, dialogar, agir, e mobilizar consensos", declarou.

Antes da intervenção de Eanes - que já havia comparecido na campanha de Nóvoa mas sem falar perante uma plateia -, discursaram o vereador da Câmara do Porto Manuel Pizarro e a eurodeputada do PS Elisa Ferreira.

O primeiro, que já havia estado de tarde na arruada na rua de Santa Catarina, no centro da cidade, enalteceu os portuenses, vincando que "o Porto diz presente" em "todos os momentos decisivos para o país".

"Todos os portugueses têm de se sentir representados na função presidencial", prosseguiu, e o "sucesso" de Nóvoa na chefia de Estado, caso o antigo reitor lá chegue, é essencial para os "desafios" que se avizinham para Portugal: "Vamos eleger um dos melhores de nós como Presidente da República", apelou.

Já a eurodeputada Elisa Ferreira, com trabalho predominantemente ligado a matérias económicas, frisou no arranque da noite que a "causa" que a trouxe a esta candidatura foi o "devolver da dignidade ao cargo de Presidente da República" que Sampaio da Nóvoa, diz, assegura.

"É preciso haver uma segunda volta", advogou a socialista, perante os aplausos dos presentes.

Presente no evento tido no pavilhão do Académico esteve também o presidente do PS, Carlos César, que se sentou ao lado de António Sampaio da Nóvoa, embora não tenha falado no palanque.

O comício desta noite na cidade invicta antecede o último dia de campanha oficial, em Lisboa: na capital haverá um almoço na cervejaria Trindade, na baixa, seguido da tradicional descida do Chiado, prevista para o começo da tarde.

De noite, haverá um jantar com os mandatários da candidatura e vários elementos próximos do antigo reitor, e a campanha encerra com um comício na Aula Magna da Universidade de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório