Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Líder do Podemos acredita que Marisa pode passar à segunda volta

O secretário-geral do partido espanhol Podemos, Pablo Iglesias, disse hoje acreditar que a candidata presidencial apoiada pelo BE, Marisa Matias, pode passar à segunda volta das eleições, destacando as mudanças que estão a acontecer na Europa.

Líder do Podemos acredita que Marisa pode passar à segunda volta
Notícias ao Minuto

20:25 - 16/01/16 por Lusa

Política Pablo Iglesias

Pablo Iglesias voou hoje até Lisboa como convidado especial do comício da candidatura presidencial de Marisa Matias, no qual se mostrou confiante numa surpresa nas eleições presidenciais de dia 24 de janeiro.

"Para a frente que em Portugal também se pode, que Marisa pode passar à segunda volta, pode ser Presidente. Toda a gente a votar no dia 24. Pôde-se em Espanha e vai poder-se em Portugal. Marisa a Presidente", apelou.

Para Iglesias, "a história não se pode parar e há mudanças que estão a acontecer na Europa que mostram que as nossas sociedades não são menores de idade, que não precisam de pais, que precisam de cidadãos normais, gente preocupada com as pessoas".

"Esta semana, alguns estreamo-nos no parlamento espanhol e havia muito incómodo. Alguns diziam que tínhamos o cabelo muito comprido, que tínhamos piolhos, que cheirávamos muito mal, e na realidade o que estavam a dizer era que o seu tempo estava a acabar porque a presença de gente normal, gente que se parece com a gente, gente que se veste como as pessoas da rua está a fazer velha uma classe política que, independentemente do partido, são todos o mesmo", disse, num discurso muito crítico dos poderes instalados.

Num cinema São Jorge (em Lisboa) esgotado, o líder do Podemos - que partilhou a mesma família política com Marisa Matias no Parlamento Europeu até ter abandonado Bruxelas para se centrar na campanha para as eleições que decorreram em dezembro em Espanha - "há muitas coisas que estão a mudar na Europa e os de cima não entendem".

"As pessoas estão muito cansadas que os políticos de sempre, que gozam de privilégios, continuem a representar as pessoas nas instituições. Faz falta que na Presidência da República haja alguém que se pareça com as pessoas normais", defendeu.

Para Pablo Iglesias, "os portugueses e as portuguesas precisam de uma Presidente que se pareça com eles", tal como Marisa Matias, que disse ser uma das pessoas que mais admira, destacando a sua dimensão humana.

"Marisa tem algo mágico. As pessoas normais caminham. Marisa avança", poetizou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório