Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

A um mês das eleições, PS e coligação mais próximos do que nunca

O Partido Socialista e a coligação Portugal à Frente estão 'taco a taco' nas intenções de voto.

A um mês das eleições, PS e coligação mais próximos do que nunca
Notícias ao Minuto

15:04 - 04/09/15 por Notícias Ao Minuto

Política Eurosondagem

Apenas um ponto percentual separa o PS da coligação PSD/CDS, ou seja, as intenções de voto para as próximas eleições legislativas traduzem-se num empate técnico, revela a Eurosondagem feita para o Expresso e para SIC.

Nos resultados da sondagem, os socialistas seguem à frente com 36% das intenções de voto, logo seguidos por PSD e CDS, com 35%. Assim, enquanto o PS recuou três décimas face ao último barómetro, a coligação subiu duas décimas durante o último mês. De acordo com o Expresso, PCP e Bloco de Esquerda mantêm os resultados, havendo apenas variações ligeiras, e a CDU subiu nas intenções, estando com 10,4%.

Esta sondagem representa o valor mais baixo de sempre desde que António Costa passou a liderar o Partido Socialista, após vencer as eleições primárias do partido contra António José Seguro, altura em que o ex-presidente da Câmara de Lisboa esteve perto de uma maioria absoluta.

O Expresso realça que o PS tem sofrido constantes descidas nas intenções de voto desde o anúncio da coligação. Em maio a diferença era de 4,5 pontos percentuais, em junho desceu para os 3,6, em julho voltou a cair 2,1 pontos e agora encontra-se a 1,5.

A Eurosondagem revela ainda que o número de indecisos continua a permanecer demasiado alto, representando 21,1% dos eleitores questionados. Todos os esforços da coligação e PS estão concentrados nestas pessoas, a única esperança da maioria absoluta que ambos procura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório