Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

"Depois de tudo, cabe aos políticos não repetir erros do passado"

O gestor António Nogueira Leite pede esta segunda-feira “aos governantes” para “não repetirem os erros do passado”, honrando desse modo “o enorme esforço dos esforços” nestes últimos três anos de intervenção externa. No artigo ‘Nunca Mais’, que hoje assina no Diário Económico, avisa porém que “falta ainda um longo percurso”.

"Depois de tudo, cabe aos políticos não repetir erros do passado"
Notícias ao Minuto

13:25 - 19/05/14 por Ana Lemos

Política Nogueira Leite

“Este Governo, que agora cumpre 1000 dias, encontrou um país sob resgate de credores oficiais que in extremis tinham evitado a eminente bancarrota de Portugal”, lembra o gestor António Nogueira Leite, no artigo de opinião ‘Nunca Mais’ que hoje assina no Diário Económico.

Defendendo que, “a tarefa era dificílima, quer no plano económico quer, sobretudo, no plano político e social” e “apesar dos inevitáveis erros de percurso” nos últimos três anos, “os portugueses conseguiram bem mais do que muitos dos observadores, internos e externos, foram alvitrando”.

“O País conseguiu manter suficiente coesão interna (…), reganhou crescente credibilidade internacional, apresenta um sector produtivo muito mais competitivo e virado para o exterior, iniciou reformas importantes nos mercados de bens e fatores e permitiu o, pelo menos até agora, penoso mas crescentemente bem- sucedido ajustamento do sector financeiro”, sustenta o gestor, reconhecendo todavia que “o custo tem sido enorme”.

Mas, prossegue, “era inevitável, dada a dimensão dos desequilíbrios originais e do empenho necessário para corrigir erros de décadas”. Nogueira Leite avisa, ainda assim, que “falta um longo percurso: a economia tem de se robustecer, a reforma do Estado está, em larga medida, por fazer, o desemprego estrutural mantém-se e o sector produtivo continua a evidenciar uma notória falta de capital”.

Neste sentido, e assumindo que “os portugueses estão exaustos e consumidos pelo esforço dispensado e pelas dificuldades enfrentadas”, escreve que “o caminho é ainda longo e penoso”, cabendo por isso “aos governantes não repetirem os erros do passado e honrarem o enorme esforço dos portugueses”.

“Depois de tudo por que Portugal passou, a classe política deve isso aos cidadãos, que têm assumido a fatura de 30 anos de erros de políticos irresponsáveis. É imperioso que digam nunca mais às tentações e aos erros que nos conduziram à ajuda externa e à necessidade do ajustamento tão violento que todos enfrentamos”, remata Nogueira Leite.

Refira-se que, o antigo secretário de Estado do Tesouro e das Finanças é o primeiro subscritor da petição 'Nunca Mais', que não quer repetir os “três anos de exceção e restrições”. A petição está já a circular nas redes sociais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório