Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Livre. Reunião magna termina hoje com eleição dos órgãos nacionais

O XII Congresso do Livre termina hoje, em Coimbra, com a eleição dos órgãos nacionais para os próximos dois anos a partir de duas listas candidatas à direção, pela primeira vez na história do partido.

Livre. Reunião magna termina hoje com eleição dos órgãos nacionais
Notícias ao Minuto

06:17 - 06/03/22 por Lusa

Política Livre/Congresso

O início dos trabalhos, no Convento de São Francisco, em Coimbra, está agendado para as 09:30 e arranca com o debate e votação de mais de 30 moções específicas de temas variados que vão desde a ecologia à saúde mental, os direitos LGBTQI+ ou a organização interna do partido.

Um dos textos pede "clareza e contundência" no escrutínio feito pelo partido ao futuro governo de maioria absoluta do PS ou a criação de uma escola de formação política para membros.

Segue-se a divulgação dos resultados das eleições para os órgãos internos (Grupo de Contacto, Assembleia e Conselho de Jurisdição) e os tradicionais discursos de encerramento, que serão feitos por um membro de cada lista eleita para a direção.

Este é o primeiro congresso do Livre após as eleições legislativas antecipadas de janeiro, nas quais o partido conseguiu voltar a ter representação na Assembleia da República, com a eleição de Rui Tavares como deputado único.

Entre os órgãos que serão eleitos está o Grupo de Contacto (direção), órgão executivo do Livre, que pela primeira vez na história do partido tem duas listas candidatas.

É composto por 15 membros, eleitos de acordo com o método de Hondt, sendo por isso certo que contará com membros de ambas as listas que apresentam para votação as suas moções de estratégia global.

A lista 'A', com uma moção intitulada 'O Futuro nas nossas mãos', apresenta-se como a lista de continuidade com maior número de membros da direção anterior, sendo a cabeça-de-lista a dirigente Teresa Mota e o 'número dois' Rui Tavares.

A lista 'B' é encabeçada pela dirigente Patrícia Robalo e na sua moção 'Concretizar o Livre' deixa algumas críticas à atual direção, apelando a uma maior diversidade de vozes do partido no espaço público.

Será também eleito o Conselho de Jurisdição, com um total de 11 membros, que também tem pela primeira vez duas listas candidatas, e a Assembleia do partido, órgão máximo entre congressos, composta por 50 membros.

A anterior reunião magna do partido realizou-se em dezembro de 2021, com a aprovação da versão final do programa eleitoral apresentado nas eleições legislativas antecipadas de janeiro.

O último congresso eletivo realizou-se em janeiro de 2020 e ficou marcado pelo clima tenso entre a deputada Joacine Katar Moreira, então filiada, e o partido.

Nessa reunião magna, foi adiada a decisão relativa à retirada da confiança política à sua deputada, que se exaltou e acusou os dirigentes de mentiras.

Leia Também: É importante que Livre se saiba apresentar com "outras caras"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório