Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Ana Gomes discute evasão fraude fiscal e corrupção banca suíça

A eurodeputada socialista Ana Gomes esteve hoje reunida em Washington com o senador democrata norte-americano Carl Levin, com quem discutiu a evasão e fraude fiscais e a proteção a fortunas ilícitas por parte da banca suíça.

Ana Gomes discute evasão fraude fiscal e corrupção banca suíça
Notícias ao Minuto

08:55 - 25/03/14 por Lusa

Política Senador

Em comunicado, Ana Gomes adiantou que aproveitou a reunião para preparar a audição pública que propôs, que deverá ocorrer na próxima semana no Parlamento Europeu, sobre o envolvimento de bancos suíços em crimes de evasão fiscal, fraude fiscal e corrupção na União Europeia.

Levin preside a subcomissão de Investigações do Senado dos EUA, que discutiu em fevereiro a ocultação de contas bancárias, transferências de dinheiro e outras técnicas ilegais utilizadas pelo banco Credit Suisse para facilitar a evasão fiscal de cidadãos americanos.

"O impacto devastador para os cofres públicos destes esquemas de criminalidade altamente sofisticada, operacionalizados por bancos na Suíça e em paraísos fiscais, não se restringe aos Estados Unidos da América", declarou a eurodeputada.

Nesse sentido, Ana Gomes vincou: "os Estados-membros da UE são ainda mais afetados. Em Portugal, por exemplo, bem nos lembramos das escandalosas amnistias fiscais concedidas pelo Governo em 2012 e 2013, permitindo aos detentores de contas escondidas no estrangeiro a 'limpeza' da sua situação fiscal, com garantia de sigilo sobre os beneficiários e sobre a origem do património - um autêntico mecanismo de branqueamento de capitais com patrocínio do Governo e bênção da 'troika'".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório