Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Votar entre as 18h e 19h? "Espaço de tempo é muito curto", diz Rui Rio

Na ótica de Rui Rio, “devia haver mais mesas [de voto]” para uma maior “dispersão das pessoas”.

Votar entre as 18h e 19h? "Espaço de tempo é muito curto", diz Rui Rio

O líder do PSD, Rui Rio, considerou esta quarta-feira que o espaço de tempo de 1h - entre as 18h e as 19h - dada aos eleitores em isolamento devido à covid-19 para votarem nas próximas eleições legislativas é insuficiente.

Questionado pelos jornalistas em Viseu, no âmbito da campanha eleitoral, o líder da oposição admite que recebeu a informação anunciada pela ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, “um bocado à pressa”.

“Mas o que o Governo diz é que aqueles que estão infetados e confinados podem votar entre as 18h e as 19h. Primeiro, entendo que é curto o espaço de tempo. O espaço de tempo é muito curto, entre as 18h e as 19h. É muito pouco tempo”, reiterou. 

Na ótica de Rui Rio, “devia haver mais mesas [de voto]” para uma maior “dispersão das pessoas”. E questiona: “Porque é que não vai haver mesas específicas para aqueles que estão confinados e, particularmente, aqueles que estão infetados?”.

Reconhecendo que se pode tratar de “uma questão de logística”, o político sublinha que esta seria a opção “aconselhável” e “aquela que tomaria”. 

“Aquilo que seria aconselhável, primeiro é que as pessoas tivessem muito mais tempo e, se tivessem mesas próprias, teriam o tempo todo. Essas mesas próprias permitiriam não só que não existisse contacto com outras pessoas como permitiria que os próprios membros da mesa se pudessem organizar de forma a estarem distantes daqueles que vão chegar para votar”, sublinhou.

Sobre o facto de poder encontrar o líder do Chega, André Ventura, que também se encontra em campanha eleitoral em Viseu, confessa que “não lhe faz diferença nenhuma” mas é “desejável que as caravanas não se encontrem".

Depois de ontem André Ventura se ter mostrado disponível para formar Governo com o PSD, se o seu partido alcançar mais de 7% dos votos, Rui Rio levou a afirmação como uma “piada” e defendeu que a política “também deve ter algum humor”.

[Notícia atualizada às 16h51]

Leia Também: Eleitores em confinamento vão poder sair para votar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório