Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Extraordinário": As reações dos políticos à medalha de bronze de Pimenta

Da esquerda à direita, veja as primeiras reações no mundo da política à conquista portuguesa na canoagem.

"Extraordinário": As reações dos políticos à medalha de bronze de Pimenta
Notícias ao Minuto

13:32 - 03/08/21 por Notícias ao Minuto

Política Jogos Olímpicos

O canoísta Fernando Pimenta conquistou, esta terça-feira, a medalha de bronze em K1 1.000 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e os políticos portugueses já começaram a reagir à mais recente vitória portuguesa, expressando o seu orgulho no desportista. 

Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos primeiros a congratular Fernando Pimenta, através de uma mensagem partilhada no site oficial da Presidência. 

Através do Twitter, o primeiro-ministro António Costa também deixou os parabéns ao desportista português, destacando que a conquista desta medalha "é um sonho concretizado que enche Portugal e os Portugueses de orgulho"

Também pelas redes sociais, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, felicitou Fernando Pimenta pela "belíssima medalha"

"A tua tenacidade, o teu compromisso e todo o teu trabalho enchem-nos de orgulho. Vivemos cada pagaiada com emoção e gritámos na meta com o teu êxito", acrescentou ainda o governante, que tem a tutela do desporto. 

Ainda do lado do Governo, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, também assinalou a vitória do canoísta, classificando-o como um "atleta extraordinário". 

"Portugal conquista mais uma medalha de bronze, medalha de terceiro lugar! Grande Fernando Pimenta, com a sua segunda medalha olímpica, depois da prata em Londres2012. Um atleta extraordinário, um percurso desportivo ímpar e que merece todo o reconhecimento. Grande abraço a toda a equipa", pode ler-se numa mensagem deixada no Twitter. 

Em seu nome e em nome da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues também saudou Fernando Pimenta, considerando o desportista, num comunicado enviado à agência Lusa, "um exemplo de persistência e continuidade, que muito honra Portugal e o desporto nacional e é merecedor do reconhecimento de todos os Portugueses".

Ainda da família socialista, Ana Catarina Mendes, presidente da bancada Parlamentar do PS, também quis prestar uma homenagem ao desportista deixando os "parabéns ao "campeão". 

Já à direita, o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, apontou que o Fernando Pimenta voltou "a orgulhar Portugal nos Jogos Olímpicos".

"Um português lutador e humilde, que representou as cores da bandeira portuguesa e conquistou um excelente resultado na prova de canoagem, trazendo o bronze para Portugal", referiu ainda o dirigente, numa mensagem publicada nas redes sociais. 

O líder do PSD, Rui Rio, também deixou um breve comentário, dando os "parabéns a Fernando Pimenta e defendendo que o feito "é mais do que merecido". 

À esquerda, também já surgiram as primeiras reações, designadamente, da coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins: "Subir ao pódio em dois jogos olímpicos. Extraordinário". 

Com três medalhas conquistadas em Tóquio2020 - o judoca Jorge Fonseca alcançou a de bronze na categoria de -100 kg e Patrícia Mamona arrebatou a de prata no triplo salto - Portugal já igualou o melhor pecúlio em Jogos Olímpicos, reeditando as três subidas ao pódio de Los Angeles1984 e Atenas2004.

Portugal passou a contar com um total de 27 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos (quatro de ouro, nove de prata e 14 de bronze), duas das quais na canoagem, ambas com a participação de Fernando Pimenta, que integra agora o restrito grupo de atletas lusos com dois pódios no maior evento desportivo mundial, juntamente com os atletas Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro e o cavaleiro Luís Mena Silva.

Leia Também: De medalha na mão... e chupeta na boca. Fernando Pimenta é de bronze

Recomendados para si

;
Campo obrigatório