Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PCP: Comité central mais pequeno e com mais mulheres

 O comité central do PCP a ser eleito no próximo congresso, em Loures, deverá ser mais pequeno e o líder comunista promete renovação e rejuvenescimento, incluindo mais mulheres.

PCP: Comité central mais pequeno e com mais mulheres
Notícias ao Minuto

06:17 - 22/11/20 por Lusa

Política Congresso

Em entrevista à agência Lusa, a propósito do XXI congresso nacional, de 27 a 29 de novembro, em Loures, distrito de Lisboa, Jerónimo de Sousa afirmou que no comité central deste fim de semana, que hoje termina, vão ser concluídas as teses -- projeto de resolução política, que tiveram mais 1.500 propostas de alteração, e a composição do futuro órgão, a eleger em congresso.

Nada deverá ser decidido hoje, no entanto, quanto ao futuro secretário-geral.

Jerónimo de Sousa admitiu que a proposta para a composição do órgão máximo do PCP entre congressos preveja "uma redução" no número de membros (atualmente são 144), mantendo os critérios de "origem social".

Tradicionalmente, este órgão tem "uma ampla maioria de operários e empregados, com uma forte componente operária".

O secretário-geral afirmou o objetivo de fazer um rejuvenescimento no órgão, tal como já tinha acontecido no anterior congresso, com um reforço, que admitiu sempre "muito difícil", no número de mulheres.

O XXI congresso nacional do PCP realiza-se em 27, 28 e 29 de novembro de 2020 no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, distrito de Lisboa, sob o lema "Organizar, Lutar, Avançar - Democracia e Socialismo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório