Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Livre apela a um "virar de página" na política baseada em cativações

O Livre apelou hoje a um "virar de página" quanto a políticas baseadas "nas cativações" e no "adiamento do investimento público", principalmente em contexto de pandemia, reagindo assim ao anúncio de substituição do ministro das Finanças, Mário Centeno.

Livre apela a um "virar de página" na política baseada em cativações
Notícias ao Minuto

17:12 - 09/06/20 por Lusa

Política Livre

Em comunicado, o partido da papoila considerou que a mudança de titular das Finanças, de Mário Centeno para João Leão, significa apenas "uma mudança das caras que executam as políticas, mas são as políticas que precisam de ser alteradas".

Lembrando que a saída de Mário Centeno acontece num período de pandemia da covid-19, em que é necessário "garantir condições de vida dignas a todos os cidadãos", o partido apela a um "virar de página" nas políticas financeiras do país.

"Não é possível manter políticas públicas baseadas nas cativações e no permanentemente adiamento de investimento público. Para fazer face a uma crise inédita, é necessário virar a página a essas políticas que comprometem o desenvolvimento sustentável do país", escreve o partido.

Quanto a uma possível ida de Centeno para governador do Banco de Portugal, o Livre argumenta que esta hipótese não pode "secundarizar a necessidade de manter a instituição independente para que possa executar o seu mandato de regulador do sistema bancário", considerando necessário que não existam "conflitos" entre o setor bancário, político e o papel regulador desta instituição.

Por fim, o partido da papoila salienta a necessidade de "escrutinar politicamente os responsáveis políticos, através de uma audição na Assembleia da República", lamentando que tal não tenha acontecido antes da nomeação do novo ministro, João Leão.

O Presidente da República aceitou hoje a exoneração de Mário Centeno como ministro de Estado e das Finanças, proposta pelo primeiro-ministro, e a sua substituição por João Leão, até agora secretário de Estado do Orçamento, com a tomada de posse marcada para segunda-feira.

Secretário de Estado do Orçamento desde novembro de 2015, João Leão tem sido responsável pela política orçamental dos governos de António Costa.

Será João Leão que, no próximo dia 17, vai apresentar na Assembleia da República, a proposto do Governo de Orçamento Suplementar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório