Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Almeida Henriques assegura apoio a Rio mas avisa que "todos têm lugar"

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, que apoiou Luís Montenegro nas diretas, assegurou que o presidente eleito terá "todo o apoio" para trabalhar nos próximos dois anos, mas pediu-lhe que conte "com todos".

Almeida Henriques assegura apoio a Rio mas avisa que "todos têm lugar"
Notícias ao Minuto

13:26 - 08/02/20 por Lusa

Política PSD/Congresso

"Caro Rui Rio, tens uma grande responsabilidade, criares as condições para que efetivamente o partido possa, nos próximos dois anos, de forma leal e com debate, conquistar os nossos principais desafios", afirmou Almeida Henriques, na sua intervenção perante o 38.º Congresso do PSD.

No entanto, defendeu, esse caminho "tem de ser feito com todos, todos têm lugar no PSD", pedindo até uma maior abertura do partido aos simpatizantes e saudou também os candidatos derrotados nas últimas diretas.

"Tenho de dizer ao presidente legitimamente eleito que tem todo o nosso apoio para o trabalho que temos de fazer. Mas quero saudar também dois companheiros - a democracia nunca fica completa sem contraditório -: Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, acho que merecem a nossa estima e o nosso aplauso", pediu, recolhendo algumas palmas da sala que nunca esteve cheia durante a manhã.

Almeida Henriques desafiou ainda Rui Rio a exigir ao PS que cumpra o acordo que assinou com o PSD na descentralização.

"Quem está em falha não são os autarcas, é o Governo. Diga ao PS, diga ao Governo, cumpram o que assinaram com o PSD", afirmou.

Logo em seguida, falaram dois apoiantes de Rui Rio.

Primeiro, o deputado Duarte Pacheco pediu aos militantes que "ao invés de fazerem críticas ao partido sempre que uma medida é apresentada", "juntem as energias contra o PS".

"Rui Rio pensa sempre primeiro em Portugal", enfatizou, admitindo que, por vezes, até os próprios militantes estranham.

Também o líder da distrital de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, considerou que o tom do Congresso está a ser "de união em torno de Rui Rio".

"Rui Rio convenceu-me com a sua postura, com a sua resiliência, com o seu caráter, com a firmeza, conquistou-nos nos a todos nós e sairá daqui revitalizado para viver Portugal", disse.

A intervenção de Eduardo Teixeira encerrou os trabalhos da manhã pelas 13h17, que serão retomados às 15h00, com as intervenções do antigo líder parlamentar Hugo Soares, destacado apoiante de Montenegro, seguido do atual dirigente André Coelho Lima e do presidente da distrital de Coimbra, Paulo Leitão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório