Meteorologia

  • 15 OUTUBRO 2019
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Edição

Aveiro: Um distrito empregador que elege 16 deputados

O distrito de Aveiro, com uma elevada concentração de empresas, continua a ter uma forte empregabilidade no contexto nacional e há mesmo setores, como o da metalomecânica, em dificuldades de recrutamento.

Aveiro: Um distrito empregador que elege 16 deputados
Notícias ao Minuto

09:41 - 17/09/19 por Lusa

Política Aveiro

Em 2018, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego era, em percentagem face à população ativa, de 4,38%, enquanto a média nacional se situou nos 5,54%. Entre o continente e as ilhas, a taxa apenas era inferior nos distritos de Leiria, Santarém e Viana do Castelo.

No entanto, segundo o portal de análise de dados estatísticos EyeData, em termos salariais há uma discrepância negativa face ao panorama nacional, ainda que a situação seja melhor do que a de vários distritos.

Em 2016, o rendimento médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem foi de 1.000,75 euros, enquanto a média no país foi de 1.108,56 euros.

De acordo com a edição de 2011 (data dos mais recentes Censos) do Anuário Estatístico do Instituto Nacional de Estatística, compilados pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro, o número de empresas em 2009 representava cerca de 6,7% do total das empresas em Portugal.

Esses negócios contribuíam então com cerca de 4% do total de Imposto sobre o Rendimento Coletivo (IRC) pago no país, com um peso da produção global do distrito no total da produção nacional correspondente a 5,7%.

Os setores predominantes em Aveiro são a indústria transformadora e o comércio, os quais registavam 50% e 32% do volume de negócios da região, respetivamente, destacando-se ainda o setor das pescas, com um peso na economia nacional de cerca de 19% do total das vendas.

Na indústria, dominam setores tradicionais como a metalomecânica, a indústria química, a madeira e a cortiça, mas assiste-se também ao surgimento de empresas produtoras de bens de forte componente tecnológica e de vocação exportadora.

De acordo com o portal EyeData, ferramenta criada pelo Social Data Lab para a agência Lusa, este círculo eleitoral tinha no ano passado uma população média de 69.6516 pessoas.

O índice de escolaridade situava-se em 2011 abaixo da média nacional, sendo que só 26,17% da população com mais de 15 anos tinha pelo menos o ensino secundário, enquanto a média nacional era de 30,53%

Segundo os dados oficiais da Comissão Nacional de Eleições (CNE), estão inscritos 653.597 eleitores no círculo eleitoral de Aveiro, que elege 16 deputados à Assembleia da República nas legislativas de 06 de outubro, mantendo o número de representantes parlamentares das anteriores eleições legislativas.

Em 2015, ano em que a abstenção se situou nos 43,69% neste círculo, a coligação PSD/CDS-PP foi a mais votada, com 48,14% dos votos (10 deputados), seguindo-se o PS (27,91% e cinco deputados) e o BE (9,9% e um deputado).

A CDU obteve 4,36% e o PDR 1,24%, tendo as restantes candidaturas ficado abaixo de 1%.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório