Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

E se fossem as universidades a escolher critérios de admissão dos alunos?

Proposta da Iniciativa Liberal sugere que as instituições do Ensino Superior possam escolher os critérios de admissão dos seus estudantes através de, por exemplo, testes psicotécnicos e de outro tipo de provas, consoante o curso.

E se fossem as universidades a escolher critérios de admissão dos alunos?
Notícias ao Minuto

09:12 - 01/08/19 por Melissa Lopes

Política Ensino Superior

A Iniciativa Liberal defende que as Universidades e Politécnicos possam escolher os critérios de admissão para cada curso, mantendo “um regime concorrencial baseado no mérito”.

A proposta, que irá fazer parte do programa eleitoral com que o partido se apresentará a votos no próximo dia 6 de outubro, visa “reduzir assimetrias entre estudantes e reforçar responsabilidades das instituições no desenvolvimento regional e da economia”.

Através de um comunicado enviado às redações, o partido explica que para além das avaliações do Ensino Secundário (“seja através da avaliação contínua - notas no fim de ano; seja através da avaliação sumativa - Exames Nacionais”), as Instituições de Ensino Superior poderão também, de acordo com o curso, aplicar testes psicotécnicos, entrevistas e outro tipo de provas.

“Não faz sentido que um aluno entre para medicina apenas baseado num teste escrito ou que a admissão a cursos de enfermagem não inclua análises psicológicas aos admitidos”, defende o líder da Iniciativa Liberal.

Reconhecendo que para alguns cursos o atual sistema “faz sentido”, Carlos Guimarães Pinto refere que para outros “está completamente deslocado da realidade das profissões” e lembra que é “assim que se faz nas melhores universidades do mundo”, razão pela qual deve também ser aplicado em Portugal.

“Quando se fala de autonomia das instituições, eis um caminho a seguir, atribuindo-lhes mais liberdade e mais responsabilidade”, frisa, explicando que os objetivos da proposta são "eliminar a dependência das avaliações do Ensino Secundário para a entrada no Ensino Superior", atribuir a estas instituições a "responsabilidade total e exclusiva da seleção dos estudantes, bem como a liberdade de fixarem os seus próprios numerus clausus (número de vagas)".

A este propósito, o presidente da IL recorda que, conforme tem vindo a ser noticiado , diversas escolas públicas e privada inflacionam as notas de avaliação contínua dos seus alunos, “o que aumenta as assimetrias entre estudantes, uma injustiça que deve ser combatida”.

Na ótica da Iniciativa Liberal, além de atribuir mais liberdade às instituições de Ensino Superior, esta proposta “também dinamiza a sua responsabilidade e função no desenvolvimento dos ecossistemas locais e regionais, podendo definir a sua estratégia de captação de talentos em consonância com as necessidades da região onde se inserem, bem como melhor potenciarem as indústrias para as quais os seus cursos estejam orientados, reforçando o papel do Ensino Superior para a melhoria futura da economia”.

Recorde-se que a proposta da Iniciativa Liberal surge dois dias depois de o CDS ter anunciado defender que os alunos que não tenham nota suficiente possam pagar para entrar nas instituições públicas de Ensino Superior, uma ideia que colheu muitas críticas da Esquerda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório