Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PEV exige esclarecimentos sobre estacionamento no passeio em Campolide

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) entregou hoje um requerimento na Assembleia Municipal de Lisboa, no qual pede esclarecimentos à autarquia sobre a permissão do estacionamento parcial de carros em cima do passeio em diversas ruas de Campolide.

PEV exige esclarecimentos sobre estacionamento no passeio em Campolide
Notícias ao Minuto

15:49 - 28/06/19 por Lusa

Política Lisboa

Considerando que "nos últimos dias tem sido noticiado o facto de haver ruas em Campolide em que o estacionamento pago à EMEL [empresa municipal de estacionamento] se faz em cima do passeio, não garantindo espaço e passagem para cidadãos em cadeira de rodas ou carrinhos de bebé", o PEV pretende saber se esta situação de estacionamento, delimitado e autorizado pela EMEL, se verifica em mais alguma zona da cidade.

O partido questiona também se, até à conclusão do parque de estacionamento previsto para Campolide, a Câmara de Lisboa, liderada pelo PS, "pondera desenvolver outras soluções que não prejudiquem a mobilidade dos peões".

"Os Verdes" defendem que "é preciso ter em conta a existência de constrangimentos de estacionamento na cidade", ressalvando, no entanto, que "a solução para este problema não pode prejudicar a circulação dos peões, particularmente os que têm mobilidade reduzida ou condicionada".

"Esta situação é ainda mais grave quando existe um Plano de Acessibilidade Pedonal onde a Câmara Municipal de Lisboa refere, na parte sobre a via pública, que 'o estacionamento ilegal de viaturas sobre o passeio provoca estreitamentos e cortes no canal de circulação pedonal, forçando os peões a circular na faixa de rodagem ou a atravessá-la fora da passadeira'", realça o PEV.

Questionada pela Lusa na quinta-feira, a Câmara Municipal de Lisboa salientou que a solução, "limitada apenas a quatro ruas de Campolide", é "temporária e ficará resolvida nos próximos meses".

A autarquia explicou que a decisão foi encontrada após uma "reunião participativa que envolveu a Junta de Freguesia de Campolide e a EMEL, e por forte pressão dos moradores".

"A EMEL vai criar um parque de estacionamento na Rua Actor Taborda, com mais 60 lugares exclusivos para residentes, sendo esta situação permitida apenas enquanto esse parque não estiver concluído", sublinhou.

Segundo a autarquia, que tutela a EMEL, "a introdução temporária dos pilaretes a delimitar o espaço para peões foi feita com recurso a medições, garantindo sempre um mínimo de 90 centímetros, para permitir a passagem de cadeiras de rodas", e "qualquer medição errada ou que não respeite esse espaço mínimo será revertida".

A Câmara considerou ainda que "a situação do estacionamento era mais grave em Campolide antes da entrada da EMEL na freguesia, porque os passeios eram ocupados (pelos carros) na totalidade", e acrescentou que a Junta vai iniciar em julho "trabalhos para requalificar e, em alguns casos, aumentar os passeios da zona".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório