Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Que tal saírem de Lisboa?", pede movimento interno a Assunção Cristas

Movimento CDSXXI, uma corrente informal de opinião do partido centrista, junta-se às vozes de crítica a Assunção Cristas, à margem do primeiro Conselho Nacional após o desaire nas Eleições Europeias.

"Que tal saírem de Lisboa?", pede movimento interno a Assunção Cristas
Notícias ao Minuto

16:04 - 31/05/19 por Anabela Sousa Dantas

Política CDSXXI

"O movimento CDSXXI aguarda que a vontade de unidade no CDS, da presidente do CDS-PP, se concretize em ação”, pede Pedro Borges de Lemos, líder do movimento interno, contrário à atual liderança do partido.

O advogado refere-se ao apelo feito por Assunção Cristas esta quinta-feira, no Conselho Nacional do partido, a unidade interna para as legislativas de outubro. Este apelo, recorde-se, vem na sequência dos resultados aquém do esperado nas Eleições Europeias, que resultou inclusive na demissão do presidente da comissão política do CDS de Ovar, por discordar da manutenção da atual líder centrista.

“A unidade, para Assunção Cristas, significa, como apelou o Dr. Filipe Lobo d’Ávila, ouvir as sensibilidades internas do partido ou, apenas, um repto autocrático?”, questiona ainda a corrente informal de opinião, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Sublinhe-se que o dirigente democrata cristão Filipe Lobo d'Ávila avisou na quinta-feira que Cristas “não tem margem de erro” nas legislativas, responsabilizando-a diretamente pelo mau resultado no escrutínio europeu.

Pedro Borges de Lemos chama, por fim, a atenção para as bases do partido. “E, já agora, as bases foram ou vão ser ouvidas? Que tal saírem de Lisboa e irem percorrer o país para ouvirem as pessoas, as bases?”.

As eleições para o Parlamento Europeu, que aconteceram no último domingo, terminaram com uma vitória socialista (33,38%), tendo o PS eleito nove deputados. O CDS ficou em quinto lugar, tendo apenas reeleito Nuno Melo, com 6,2% dos votos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório