Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Jerónimo critica Câmara de Almada por acabar com almoço do Dia da Mulher

O secretário-geral do PCP criticou hoje o executivo da Câmara de Almada, liderado por Inês de Medeiros (PS), por ter acabado com o almoço comemorativo do Dia da Mulher, uma iniciativa que se realizava há mais de 30 anos.

Jerónimo critica Câmara de Almada por acabar com almoço do Dia da Mulher
Notícias ao Minuto

16:18 - 08/03/19 por Lusa

Política Setúbal

Este almoço do PCP é, para Jerónimo de Sousa, "uma atitude que contrasta com o PS, que assumiu como uma das primeiras decisões do seu mandato a anulação de uma iniciativa que, desde Abril, a instituição do poder local realizava: o almoço de 08 de março onde se prestava a devida homenagem aos trabalhadores da autarquia e, em particular, às mulheres trabalhadoras", afirmou Jerónimo de Sousa.

O líder comunista discursava na Academia Almadense, em Almada, no distrito de Setúbal, onde o PCP organizou um almoço comemorativo do Dia Internacional da Mulher tendo referido que o fim da iniciativa organizada pelo município é um "retrocesso".

"Este é um exemplo indissociável dos retrocessos registados neste mandato no plano autárquico em que temos usado a expressão 'Com o PS Almada Perde'. Perdem as mulheres no apoio às suas lutas específicas, num concelho de tão profundas tradições democráticas e progressistas. Perdem os trabalhadores nos seus direitos sindicais, no despedimento de 51 trabalhadores da higiene e limpeza. Perde a população do concelho", defendeu.

O almoço comemorativo do Dia da Mulher era dinamizado pelos executivos da CDU e foi suspenso no início do mandato de Inês de Medeiros (PS).

Para Jerónimo de Sousa, o facto de ter sido uma mulher a ter colocado termo ao evento é um exemplo de que "não é por haver mais mulheres neste ou naquele cargo que se altera a política" e que a questão central é "que política se decide seguir".

No evento, o secretário-geral do PCP saudou todas as mulheres do concelho, mas em especial as trabalhadoras da câmara municipal, pela luta que travaram na "defesa das 35 horas de trabalho e pela recuperação do subsídio de Natal por inteiro ao fim de seis anos de corte".

Ainda assim, afirmou, o PCP vai continuar a apoiar a luta pela "valorização dos salários e carreiras" e por "uma vida melhor".

"Reafirmamos o nosso empenho em lutar por uma Almada de progresso, que honre as suas tradições democráticas e de luta, em não admitir recuos na qualidade de serviço público", frisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório