Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

CDS com "boa expetativa" para vista histórica de presidente de Angola

O CDS-PP tem uma "expetativa boa" para a "visita de certa forma histórica" do Presidente de Angola a Portugal, de 22 a 24 de novembro, esperando que seja "importante e relevante" nas relações entre os dois países.

CDS com "boa expetativa" para vista histórica de presidente de Angola
Notícias ao Minuto

09:33 - 20/11/18 por Lusa

Política Nuno Magalhães

uma expectativa boa. Trata-se de uma visita que há muito não ocorria, que de certa forma será histórica", afirmou à Lusa o líder parlamentar do CDS, Nuno Magalhães, sobre a vista de João Lourenço, que será recebido numa sessão solene no parlamento, em 22 de novembro.

Para Nuno Magalhães, a deslocação é "um marco histórico, importante e relevante nas relações entre os dois países" que, "do ponto de vista cultural, histórico, económico, tem tudo para ter relações profícuas" e que "podem ser melhoradas e aprofundadas" com esta visita.

O líder da bancada centrista admitiu que o relacionamento bilateral pode agora melhorar após "o irritante" entre os dois países, causado pelo processo judicial que envolveu o ex-vice-presidente de Angola Manuel Vicente, embora considera essa expressão, ela própria, "bastante irritante".

O mais importante, disse à Lusa, são "as relações entre Portugal e Angola, por todos os motivos e mais algum".

E enumerou argumentos, a começar pela "enorme comunidade de portugueses que vive em Angola, pela enorme comunidade de angolanos que vive em Portugal, pelo sentimento e pelo laço de amizade que liga os dois povos, pelos laços históricos que são inabaláveis, independentemente desta ou daquela questão, deste ou daquele Governo, independentemente do momento histórico que cada um atravessa".

O presidente de Angola, João Lourenço, faz uma vista de Estado a Portugal, de 22 a 24 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório