Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Em junho, "onde andava a preocupação do CDS pelo serviço ferroviário?"

A questão é colocada esta quarta-feira pelo PCP, lembrando que no passado mês de junho, quando alertou o Governo para os problemas na CP, as recomendações que apresentou foram chumbadas pelo CDS.

Em junho, "onde andava a preocupação do CDS pelo serviço ferroviário?"
Notícias ao Minuto

15:05 - 08/08/18 por Ana Lemos

Política PCP

Nos últimos dias, com particular destaque para o primeiro fim de semana de agosto, a CP esteve na ordem do dia pelos piores motivos. Nas redes sociais foram várias as publicações de passageiros que se queixavam de viajar em condições “desumanas”, sem ar condicionado, e com atrasos injustificados. A empresa chegou cancelar a venda de bilhetes para alguns comboios Alfa Pendular e Intercidades, sobretudo os que atravessam locais com temperaturas altas.

Justificou ainda a CP que o calor provocou uma “necessidade de intervenções continuadas” em vários pontos do país para “corrigir problemas de sinalização, quer ao nível dos comboios, cuja capacidade de refrigeração se encontra afetada”.

Esta situação gerou depois uma onda de críticas, nomeadamente à Direita. Numa conferência de imprensa conjunta, PSD e CDS falaram numa "situação de colapso” nos transportes ferroviários e exigiram esclarecimentos ao Governo.

Agora surge o PCP que, numa publicação na página oficial no Facebook, questiona “onde andava em [em junho] a preocupação do CDS pelo serviço público ferroviário?”.

Isto porque, lembram os comunistas, a 15 de junho, a Assembleia da República aprovou um projeto de resolução do PCP sobre ‘Desenvolvimento de um Plano Nacional para o material circulante ferroviário’ que contou “o voto contra do CDS e a abstenção do PSD”.

Pelo que, conclui o PCP na curta nota, “os recentes casos relatados sobre problemas na operação da CP são tão só a evidência de uma situação que o PCP há muito tem denunciado”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório