Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

OE2019: "Não tem sentido debater voto quando se está a trabalhar"

Catarina Martins disse ainda que o caso de Ricardo Robles em nada enfraquece a posição do Bloco nas negociações do Orçamento para 2019.

OE2019: "Não tem sentido debater voto quando se está a trabalhar"
Notícias ao Minuto

16:59 - 31/07/18 por Notícias Ao Minuto

Política Belém

O Presidente da República; Marcelo Rebelo de Sousa, prosseguiu esta terça-feira com as audições aos partidos com assento parlamentar e o primeiro da tarde a ser recebido foi o Bloco de Esquerda.

À saída do Palácio de Belém, Catarina Martins disse que o Bloco sente que as negociações sobre o Orçamento de Estado de 2019 poderiam "estar mais avançadas", algo que transmitiram ao chefe de Estado.

Este ano tem sido um pouco mais lento do que em anos anteriores. Isso preocupa-nos porque há matérias importantes a resolver. Desde logo, o investimento público e o investimento na saúde”, sustentou a coordenadora do Bloco.

Para o Bloco as prioridades nestas negociações, disse a líder Catarina Martins, é o investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nos transportes. E, acredita o Bloco, o Governo começa agora a dar passos nesse sentido na negociação com os seus parceiros, tal como acontece no caso das negociações com os professores. Outra das matérias que tem avançado, segundo a coordenadora do BE, é a do IVA da eletricidade.

O caso das carreiras contributivas muito longas e da possibilidade de reforma sem ver as pensões ‘castigadas’ é outra das prioridades na agenda do Bloco.

Questionada sobre se existe a hipótese de votar contra a provação do OE2019, Catarina Martins apenas referiu que “neste momento estamos a negociar. E fizemos assim todos os anos. Não tem muito sentido debater sentidos de voto quando se está a trabalhar no Orçamento".

Sobre o caso Robles e a possibilidade de atrapalhar as negociações ou de enfraquecer o partido nas mesmas, Catarina Martins afirmou que não existe relação entre este caso e as negociações do Orçamento de Estado. "Foi um pedido de demissão feito para reforçar o Bloco de Esquerda, reforçar as suas lutas essenciais em Lisboa e no país", assegurou.

Sobre o seu substituto Manuel Grilo, reiterou que vai ser um vereador "tão combativo" como Robles foi. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório