Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 21º

Governante assegura disponibilidade para ajudar bombeiros do Barreiro

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, manifestou hoje disponibilidade para ajudar a resolver os problemas dos bombeiros do Barreiro, ao nível da melhoria de infraestruturas e de uma ambulância do INEM.

Governante assegura disponibilidade para ajudar bombeiros do Barreiro
Notícias ao Minuto

15:42 - 07/07/16 por Lusa

País Jorge Gomes

O secretário de Estado esteve hoje no concelho, reunindo com a autarquia e seguindo depois para uma visita ao território da Baía do Tejo e às duas corporações de bombeiros do município.

"Nos bombeiros existem algumas preocupações. Neste quartel [Bombeiros do Barreiro - Corpo de Salvação Pública] existem algumas dificuldades nas áreas operacionais, que apresentam alguns constrangimentos. Vamos ver a possibilidade de fazer candidatura aos fundos comunitários", afirmou.

Jorge Gomes disse, ainda, que na outra corporação do concelho, os Bombeiros Voluntários Sul e Sueste, existe vontade de ter uma ambulância do INEM, referindo que vai discutir o assunto com o Ministério da Saúde.

"O INEM depende do Ministério da Saúde, mas posso ser porta-voz desta preocupação e falar com o meu colega para resolver o problema. A ambulância do INEM é um suporte na urgência que é fundamental. Se é uma preocupação da Câmara e dos bombeiros, a mim compete tentar agilizar procedimentos" para que a situação seja solucionada brevemente, explicou.

Carlos Humberto (PCP), presidente da Câmara do Barreiro, mostrou-se satisfeito com a visita do governante.

"Realizámos uma reunião de trabalho em que falámos sobre existência do polo empresarial e da Mata Nacional da Machada. Sobre os bombeiros, os Sul e Sueste necessitam de uma viatura do INEM e, também, de uma viatura de combate aos fogos florestais. Nos Bombeiros de Salvação Pública é a questão das infraestruturas e de um veículo de desencarceramento de pesados" que preocupa, explicou.

A terminar a visita, o secretário de Estado da Administração Interna afirmou que a questão de uma nova esquerda da PSP no centro do Barreiro, que tem sido discutida entre o Governo e a autarquia, não é da sua responsabilidade direta.

"Conheço a preocupação da autarquia e também é uma preocupação do Ministério. Está a ser definido um programa nacional de infraestruturas das forças de segurança que compete à minha colega secretária de estado. Da parte do Ministério, existe uma preocupação grande para fazer o mapa, de modo a priorizar e a trabalhar sem ser por impulso, fazendo as coisas de acordo com as necessidades", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório