Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Bispo do Porto diz que portugueses precisam de respostas para a crise

O bispo do Porto, Manuel Clemente, disse esta segunda-feira que os portugueses precisam de respostas para a crise, e considerou as manifestações de sábado, em todo o País, um sinal de vitalidade.

Bispo do Porto diz que portugueses precisam de respostas para a crise
Notícias ao Minuto

20:47 - 04/03/13 por Lusa

País D. Manuel Clemente

Manuel Clemente, que participou no debate do Centro de Estudos Judiciários subordinado ao tema "Justiça e Sociedade", ressalvou "a maneira civilizada dos cidadãos" se manifestarem, e sustentou que "eles precisam de respostas, sejam elas dadas cá, a nível europeu e internacional".

Salientando as manifestações "como sinais de uma sociedade viva", o bispo sustentou que "as dificuldades são muitas" e "os factores são tão complexos, que tudo isto requer uma outra pedagogia".

"Uma outra explicação de quem nos possa explicar as metas, os prazos - se é que eles se podem prever -, os modos, porque senão ficamos assim irrequietos, e é natural que nos manifestemos", sublinhou.

O eclesiástico sublinhou que, "quer nestas manifestações, quer no trabalho do dia-a-dia de quem tem de governar ou de quem tem de gerir empresas, de ensinar, investigar e encontrar maneiras para ultrapassar a situação", tem de haver maneiras que expliquem a situação em que o País se encontra.

"Em termos de valores, concretamente nestes últimos anos, estas mesmas dificuldades têm trazido à tona da água valores importantes, como solidariedade e compromisso, e isso tudo nos interpela muito sobre a maneira de ser uns com os outros, também em termos políticos e de cidadania. É preciso ser diferente, melhor, pedagógico, comprometido. Ninguém pode ficar de fora deste processo que temos em curso", alertou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório