Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

"É importante retirar do caso de Sócrates as fragilidades da justiça"

A bastonária da Ordem dos Advogados diz estar indignada com as notícias que têm surgido na comunicação social. Elina Fraga defende por isso condenações por violação do segredo de justiça.

"É importante retirar do caso de Sócrates as fragilidades da justiça"
Notícias ao Minuto

08:14 - 01/07/15 por Notícias Ao Minuto

País Elina Fraga

"A violação do segredo de justiça é um flagelo e evidenciou-se neste [caso Sócrates] como noutros casos mediáticos. Há um apelo muito grande da comunicação social para falar de alguém que foi primeiro-ministro. Em todo o caso, censuro mais a investigação criminal, à qual cabe proteger o segredo de justiça”, comenta Elina Fraga em entrevista ao Público.

Para a bastonária da Ordem dos Advogados há muita coisa que não corre bem na justiça, principalmente no que concerne ao segredo de justiça. “É preciso dar um sinal claro à sociedade de que este é um crime punível por lei e apresentar resultados”, sustenta.

“O mais gravoso é o Ministério Público invocar o segredo de justiça e depois ser ele próprio muitas vezes a violá-lo”, acrescenta.

Segundo Elina Fraga, “o que é censurável é que se ficcione a existência de um segredo de justiça e que essa ficção, ainda por cima, coarcte os direitos da defesa, obrigada ao silêncio imposto por lei”.

“Parece que o segredo de justiça se viola sozinho, o que é uma coisa fantástica! Por obra e graça do espírito santo aparecem transcritos nas páginas dos jornais os interrogatórios”, destaca, aproveitando para dar um conselho: “Se o Estado não tem capacidade para proteger o segredo de justiça, então acabe-se com ele. Não podemos é ter a comunicação social a branquear investigações criminais”.

“O que é importante retirar do caso do engenheiro Sócrates são as fragilidades do sistema judicial”, termina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório