Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

"Formar uma ideia sobre família e matrimónio é mais complexo"

D. Manuel Clemente vê com preocupação a ?complexidade da realidade humana?. Em declarações à Rádio Renascença (RR), o Patriarca de Lisboa critica as ?informações e contra informações? que dificultam a formação da ?mentalidade acerca da família, do matrimónio, acerca de si próprio?.

"Formar uma ideia sobre família e matrimónio é mais complexo"
Notícias ao Minuto

20:48 - 03/10/14 por Notícias Ao Minuto

País D. Manuel Clemente

Numa altura em que o número de divórcios supera os matrimónios realizados em Portugal, D. Manuel Clemente diz que é necessário manter “aquelas características fundamentais do matrimónio cristão, de ser uno, ser indissolúvel e fecundo, porque aberto à reprodução, ou outras formas de fecundidade no caso de não poderem ter filhos”.

Em declarações à Rádio Renascença (RR), o Patriarca de Lisboa diz que, antes do casamento, deve-se “saber para o que vêm, o que estão a dizer. É preciso, como agora se diz, assumir, fazer seu o que é a proposta da Igreja”.

A “complexidade da realidade humana” é uma das temáticas que D. Manuel Clemente quer trazer para debate, não esquecendo uma eventual facilitação da nulidade do matrimónio.

E quando fala em complexidade, o patriarca diz que “efetivamente cada pessoa é sujeita a tantas informações e contrainformações, a tanta contradição ambiental, que formar uma mentalidade acerca da família, do matrimónio, acerca de si próprio, é hoje muito mais complexo”.

“É essa complexidade que tem de ser atendida”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório