Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 21º

Uso de máscara em hospitais é "civismo". DGS fala em "sensatez"

Número de casos está a aumentar e para evitar que a situação se agrave é necessário tomar medidas preventivas, defende o especialista Tiago Correia, na antena da SIC Notícias.

Uso de máscara em hospitais é "civismo". DGS fala em "sensatez"
Notícias ao Minuto

11:37 - 07/09/23 por Notícias ao Minuto

País Tiago Correia

O uso de máscara voltou a ser obrigatório no internamento nos hospitais Santa Maria e Pulido Valente, em Lisboa, na sequência do aumento do número de casos de Covid-19, para interromper possíveis cadeias de transmissão da doença, segundo um responsável hospitalar.

A medida não é obrigatória, nem deve causar alarmismos.

Segundo o especialista Tiago Correia, comentador da SIC Notícias, é "preciso serenar as pessoas sobre o que está a acontecer" e perceber que esta é uma medida preventiva e não "um atentado à liberdades das pessoas".

"Há um aumento do número de casos que está a ser reportado laboratorialmente", explica, referindo que estes casos são detetados apenas "em contexto hospitalar" por pessoas que apresentam sintomas ligeiros da doença.

Posto isto, Tiago Correia defende a adoção de medidas em "centros hospitalares, centros de saúde e lares" para que este aumento de casos "não resulte naquilo que ninguém quer, que é que o estado de saúde das pessoas piore".

O investigador esclarece que não há ainda registo de casos de infeção de doença grave, mas lembra que há sempre o risco de acontecer sobretudo em locais com pessoas mais vulneráveis.

"O que lá em casa não se deve dizer ou achar é que isto é um atentado às nossas liberdades individuais", defendeu Tiago Correia, defendendo que se trata de uma "questão de precaução e civismo".

DGS fala em "sensatez"

A Direção Geral de Saúde (DGS) defendeu na quarta-feira que o uso de máscaras de proteção deve ser decidido por cada hospital, perante a evolução dos casos de Covid-19 em cada unidade e para proteger os mais frágeis.

O diretor do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências a Antimicrobianos (PPCIRA) da DGS, José Artur Paiva, falava à agência Lusa após o Centro Hospitalar Lisboa Norte, que engloba os hospitais Santa Maria e Pulido Valente, ter imposto o uso de máscara no internamento para profissionais e visitas.

O médico intensivista explicou que cada unidade de saúde tem a sua unidade local do PPCIRA e, como tal, a decisão do centro hospitalar "é perfeitamente normal", no âmbito de "uma medida com sensatez associada à situação específica do hospital em causa".

Leia Também: Máscaras regressam ao Santa Maria após aumento de casos de Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório