Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

"Degradação da qualidade do SNS fazem emergir a sua reestruturação"

Antigo chefe de Estado ressalvou os feitos da Democracia como o Serviço Nacional de Saúde, mas também a degradação dos mesmos "nos anos mais recentes". 

"Degradação da qualidade do SNS fazem emergir a sua reestruturação"
Notícias ao Minuto

18:54 - 14/06/22 por Notícias ao Minuto

Política Aníbal Cavaco Silva

O ex-Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, participou, esta terça-feira, numa conferência, em Fafe, de reflexão dos 48 anos da Democracia. O antigo chefe de Estado ressaltou os feitos da democracia como o Serviço Nacional de Saúde, mas também a degradação dos mesmos "nos últimos anos". 

"Nos anos mais recentes, como sabem, verificou-se uma degradação da qualidade dos serviços prestados aos utentes do SNS fazendo emergir com grande prioridade a sua reestruturação", frisou Cavaco Silva.

Passando à educação, o economista sublinhou também o "avanço significativo de acesso" que era um fator crítico da "efetiva igualdade de oportunidades, do combate à exclusão social e à mobilidade intergeracional". 

Apesar dos pontos positivos da educação nas últimas décadas, o ex-governante também ressalvou que, "nos anos mais recentes, o ensino básico e secundário públicos têm revelado dificuldades entre professores e a sua qualidade tem vindo a ser posta em causa"

Cavaco destacou também a "melhoria na justiça, na distribuição do rendimento, a generalização do direito à pensão de velhice e invalidez e subsídio de emprego e construção de equipamentos para acolher os mais frágeis".

Sobre a "adesão de Portugal às comunidades europeias", em janeiro de 1986, disse ter sido "um marco verdadeiramente histórico na vida do país".

"A política do Banco Central Europeu tem-se traduzido em benefícios de dimensão gigantesca para Portugal" e "o Programa Europeu de Recuperação Económica aprovado pela União Europeia na sequência da pandemia está a encaminhar para Portugal muitos milhares de milhões de euros", apontou.

O antigo Presidente frisou que, apesar das melhorias ao longo dos anos de Democracia, Costa pode fazer "mais e melhor". 

[Notícia atualizada às 22h32]

Leia Também: "Grave crise" no SNS por falta de cooperação do público com privado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório