Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

GNR realizou mais de 2.800 transportes de órgãos em dez anos

Militares têm agora duas novas viaturas, de alta cilindrada, para ajudar no cumprimento da missão.

GNR realizou mais de 2.800 transportes de órgãos em dez anos
Notícias ao Minuto

07:40 - 10/03/21 por Notícias ao Minuto

País Transporte de órgãos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, nos últimos dez anos, 2.836 transportes de órgãos, empenhando cerca de 5.700 militares e percorrido mais de meio milhão de quilómetros nesta missão, que assumiu em 1994.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a GNR explica que o transporte de órgãos é assegurado pela brigada de trânsito. Após o contacto da Unidade de Saúde que detém o órgão a ser transportado, a GNR mobiliza os militares para que estes transportem o mesmo, nas condições térmicas exigidas, até ao bloco operatório da unidade hospitalar requisitante.

Só em 2020, a GNR transportou 240 órgãos, empenhou 478 militares e percorreu 64,133 quilómetros por esta missão.

Os distritos com mais transportes requisitados são: Lisboa (64), Coimbra (37), Setúbal (20) e Viseu (20).

No mesmo comunicado, a Guarda revela que conta agora com mais duas viaturas de alta cilindrada, apreendidas em processos-crime e que reverteram a favor do Estado. As mesmas irão estar alocadas, exclusivamente, ao transporte de órgãos, ficando localizadas em Lisboa e no Porto.

Recorde-se que a qualidade e segurança da transplantação de órgãos depende do tempo necessário para o seu transporte, competindo assim à GNR, e em respeito das condições de segurança, chegar ao destino no menor tempo possível, contribuindo deste modo para o salvamento de mais uma vida.

Leia Também: GNR encontra em Barcelos máquinas industrias furtadas em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório