Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Resolvido surto em lar residência da Cerciestremoz

O surto de covid-19 no lar residência da Cerciestremoz, em Estremoz (Évora), que infetou 17 pessoas, entre utentes e funcionárias, foi considerado resolvido, disse hoje à agência Lusa o presidente da direção, Joaquim Cardoso.

Resolvido surto em lar residência da Cerciestremoz
Notícias ao Minuto

18:00 - 02/03/21 por Lusa

País Covid-19

Segundo o responsável, o novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, infetou 13 dos 14 utentes que estão na residência (só um teve resultado negativo) e quatro funcionárias.

"Há apenas uma utente e uma funcionária que fizeram testes com resultados inconclusivos e não houve nenhuma situação grave", adiantou o presidente da Cerciestremoz - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados.

Joaquim Cardoso explicou que os utentes foram transferidos do lar residência para a sede da instituição, na Quinta de Santo Antão, também em Estremoz, onde foi montado um "hospital de campanha", para se fazer "uma desinfeção nas instalações" habituais dos residentes.

"Os utentes regressam durante a tarde de hoje ao lar residência", realçou.

A Cerciestremoz contou com o apoio de uma brigada de intervenção rápida enviada pela Segurança Social.

Os primeiros casos na instituição foram detetados no dia 03 de fevereiro, quando foram testadas as funcionárias e quatro delas tiveram resultado positivo para o SARS-CoV-2.

No seguimento, foram testados os utentes da residência, acrescentou.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.539.505 mortos no mundo, resultantes de mais de 114,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.389 pessoas dos 805.647 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Decisão sobre vacina da Johnson & Johnson a 11 de março

Recomendados para si

;
Campo obrigatório