Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Vermelho, amarelo e verde. Sabe mesmo o que fazer nos semáforos?

Guarda Nacional Republicana explica-lhe o sistema principal de luzes e o seu significado.

Vermelho, amarelo e verde. Sabe mesmo o que fazer nos semáforos?
Notícias ao Minuto

22:19 - 08/12/19 por Notícias Ao Minuto

País Semáforo

Todos nós, como condutores ou peões, já nos cruzámos com semáforos. Através de uma publicação no Facebook, este domingo, a Guarda Nacional Republicana (GNR) explica o que cada condutor tem mesmo de saber no que ao código de cores - vermelho, amarelo e verde - diz respeito. "Conhece o sistema principal de luzes e o seu significado?"

Refere a força de segurança que a "sinalização luminosa destinada a regular o trânsito de veículos é constituída por um sistema de três luzes circulares, não intermitentes".

Cada uma delas tem um significado que pode não ser assim tão simples como 'parar' ou 'avançar'. O sinal amarelo, garante, "significa: atenção, pare!", "e não, acelere que dá tempo".

Deste modo, a GNR explica: 

Luz Vermelha: Passagem proibida: obriga os condutores a parar antes de atingir a zona regulada pelo sinal.

Luz Amarela: Transição da luz verde para a vermelha: proíbe a entrada na zona regulada pelo sinal, salvo se os condutores se encontrarem já perto daquela zona quando a luz se acender e não puderem parar em condições de segurança. Obriga os condutores que já estiverem dentro da zona protegida a prosseguir a marcha.

Luz Verde: Passagem autorizada: permite a entrada na zona regulada pelo sinal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório