Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Santa Casa: Motoristas em greve parcial que afetou "muitos dos serviços"

Os motoristas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) iniciaram hoje uma greve parcial por melhores condições de trabalho, nomeadamente horários e ajudas de custo, que, de acordo com fonte sindical, afetou hoje muitos dos equipamentos da instituição.

Santa Casa: Motoristas em greve parcial que afetou "muitos dos serviços"
Notícias ao Minuto

17:07 - 11/11/19 por Lusa

País SCML

A paralisação, que afeta as duas primeiras horas do turno de cada trabalhador, iniciou-se hoje e termina na sexta-feira.

De acordo com Joel Canuto, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, são "largas centenas" de motoristas que pretendem uma integração na carreira de técnico profissional, subsídio de lavagem e fardamento, ajudas de custo para todos, horários de trabalho de acordo com o acordo de empresa e responsabilidade da franquia.

"O que estes trabalhadores não aceitam, e a motivação desta greve, é que esta instituição, ainda em 2017, preparava-se para investir dois milhões de euros no capital da mutualista Montepio Geral e para pagar os ordenados aos trabalhadores - esses sim, que são imprescindíveis à atividade da Santa Casa - tenham de recorrer à greve para verem reconhecidos os seus direitos. Isto é que é inaceitável", considerou.

Segundo o sindicalista, apesar de ainda não ser possível aferir o número exato de adesão, a greve às duas primeiras horas por turno afetou muitos dos equipamentos da Santa Casa, como o transporte para os centros de acolhimento e os centros de dia, "muitos dos quais tiveram dificuldade em funcionar e outros paralisaram mesmo".

Na quinta-feira, os trabalhadores realizam uma concentração em frente à sede da Santa Casa, no Largo Trindade Coelho, em Lisboa, entre as 8:00 e as 9:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório