Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Cerca de 50 mil portugueses vivem sem casa de banho

Quase dois milhões de portugueses vivem sem saneamento e ainda não estão ligados à rede pública dos esgotos. A TSF avança que milhares de portugueses têm as redes públicas à porta de casa, mas continuam a preferir correr riscos desnecessários.

Cerca de 50 mil portugueses vivem sem casa de banho
Notícias ao Minuto

11:00 - 19/11/13 por Notícias Ao Minuto

País Saneamento

Hoje assinala-se, pela primeira vez, o Dia Mundial do Saneamento. Em Portugal, muitas famílias ainda não estão ligadas à rede pública de esgotos. Apesar da grande evolução que se deu na última década, existem 44 mil pessoas sem água canalizada em casa (0,6% das famílias) e cerca de 50 mil pessoas não têm casa de banho (0,7%).

São 80 mil as pessoas que não têm autoclismo, 156 mil pessoas não têm instalações de banho ou duche (1,9%), 18 mil das famílias (0,7%) não têm ainda qualquer sistema de esgotos.

Os números correspondem ao último recenseamento feito em 2011 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e confirmam que 5% das casas não tem pelo menos uma infra-estrutura considerada básica.

Ainda assim, o panorama do saneamento básico nacional evoluiu nos últimos anos. A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) revela que 95% das casas têm rede pública de água à porta e 78% tem acesso a esgotos públicos tratados.

Refira-se que a falta de ligação às redes públicas de água ou de esgotos é mais preocupante no Norte e nas zonas rurais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório