Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

China sobe imposto sobre sorgo norte-americano em disputa com Trump

A China anunciou hoje taxas alfandegárias de 178,6% sobre cereal de sorgo importado dos Estados Unidos, enquanto decorre uma investigação por alegada prática de 'dumping', num novo episódio da guerra comercial com Washington.

China sobe imposto sobre sorgo norte-americano em disputa com Trump
Notícias ao Minuto

13:54 - 17/04/18 por Lusa

Mundo Taxas

O ministério chinês do Comércio abriu uma investigação sobre produtores norte-americanos de sorgo, por alegada prática de 'dumping' [vendas abaixo do valor justo], que se poderá prolongar até 04 de agosto de 2019.

O acórdão preliminar do ministério confirmou que as empresas venderam sorgo no país por um preço inferior ao custo de produção, uma prática que causou "danos substanciais" à indústria doméstica.

A investigação foi aberta em fevereiro passado, depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter subido os impostos sobre máquinas de lavar roupa e módulos solares oriundos da China.

Desde então, Trump ameaçou subir as taxas alfandegárias sobre uma lista de produtos que, no ano passado, representaram 150.000 milhões de dólares nas exportações chinesas.

Em resposta, Pequim emitiu uma lista de produtos norte-americanos que poderão ser sujeitos a impostos, como retaliação.

As exportações de sorgo dos Estados Unidos para a China aumentaram, de 317.000 toneladas, em 2013, para 4,76 milhões de toneladas, em 2017. Durante o mesmo período, o preço caiu 31%, "levando a uma queda nos preços domésticos, que prejudicou as empresas locais", afirma o ministério.

O aumento das taxas alfandegárias sobre o sorgo, um cereal usado para alimentar animais e produzir a aguardente chinesa 'baijiu', atinge áreas rurais dos Estados Unidos que votaram em Donald Trump.

A China é um dos maiores mercados para o sorgo norte-americano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório