Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Agasalhe-se, temperaturas vão cair (ainda mais) esta noite

Chuva deu lugar ao frio. Nalgumas regiões, os termómetros vão registar -4ºC.

Agasalhe-se, temperaturas vão cair (ainda mais) esta noite
Notícias ao Minuto

19:58 - 16/12/17 por Melissa Lopes

País IPMA

É muito provável que tenha sentido já na noite passada um arrefecimento acentuado, mas é esta noite – de sábado para domingo – que os termómetros mais vão descer. Quanto à chuva, não está previsto que regresse, pelo menos nos próximas 10 dias. 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), durante a noite de sábado para domingo, prevê-se a diminuição da temperatura mínima para valores situados entre -4 e 2ºC nas regiões do interior Norte e Centro e de 1 a 3ºC nas regiões do litoral Norte e Centro e do interior Sul.

O vento, esse, também vai dar o ‘ar da sua graça’. Vai soprar do quadrante leste moderado (até 30 km/h) no Algarve e nas terras altas (ainda até meio da manhã de domingo). É ainda esperada formação de geada nas regiões do interior (repetindo-se o mesmo na noite de segunda-feira para terça-feira). 

Face à situação meteorológica, a Proteção Civil emitiu ontem um aviso à população onde apontava como expectáveis as seguintes situações: intoxicação por inalação de gases devido a inadequada ventilação de habitações aquecidas com recurso a lareiras e braseiras; incêndios em habitações em resultado da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias elétricas e circuitos elétricos; e formação de gelo em troços úmbrios de estradas.

Nesse sentido, a Proteção Civil aconselha a população a: 

  • Evitar a exposição prolongada ao frio e a mudanças de temperatura bruscas;
  • Usar várias camadas de roupa folgada e adaptada à temperatura ambiente; proteger as extremidades do corpo com gorro, cachecol, luvas e meias quentes;
  • Ingerir sopas e bebidas quentes e evitar o consumo de bebidas alcoólicas; tomar especial atenção aos equipamentos de combustão (braseiras e lareiras), os quais podem causar intoxicação e conduzir à morte devido à acumulação de monóxido de carbono;
  • Assegurar a adequada ventilação das habitações; evitar o uso de dispositivos de aquecimento antes de dormir, cuidando de os desligar da corrente antes de deitar;
  • Adotar uma condução defensiva e ter especial atenção aos locais da estrada onde seja suscetível a formação de gelo.
  • Dedicar especial atenção aos grupos da população mais vulneráveis, como as crianças, os idosos e as pessoas portadoras de patologias crónicas, bem como os sem-abrigo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório