Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

May a caminho de Bruxelas para encontro com Juncker sobre o Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, está a caminho de Bruxelas, onde vai reunir-se esta manhã com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, confirmou Downing Street, após a UE ter anunciado um provável encontro.

May a caminho de Bruxelas para encontro com Juncker sobre o Brexit
Notícias ao Minuto

05:57 - 08/12/17 por Lusa

Mundo Negociações

Theresa May viaja acompanhada pelo ministro britânico para o 'Brexit', David Davis, devendo chegar a Bruxelas "pouco antes" das 06:00 (hora de Lisboa) para se encontrar com o presidente da Comissão Europeia e com o negociador chefe da União Europeia, Michel Barnier, detalhou Downing Street.

A Comissão Europeia anunciou, esta madrugada, uma provável reunião entre May e Juncker pelas 07:00 (06:00 em Lisboa), numa altura em que Londres e a União Europeia tentam alcançar um acordo sobre a primeira fase das negociações do 'Brexit'.

A reunião, entretanto também confirmada pela Comissão Europeia, deverá ser seguida de uma conferência de imprensa "por volta das 07:30/08:00" (06:30/07:00 em Lisboa).

A porta-voz da Comissão Europeia Margaritis Schinas informou na quinta-feira que as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit') estavam a avançar, mas que ainda não tinham chegado ao fim, pelo que iriam "prosseguir toda a noite".

Isto depois de, na quarta-feira, May ter afirmando que Londres e Bruxelas estavam "a pontos" de passar à segunda fase do processo negocial.

O presidente do Conselho Europeu anunciou na quinta-feira que fará hoje uma declaração à imprensa sobre o estado das negociações do 'Brexit' às 07:50 em Bruxelas (06:50 de Lisboa). Fonte europeia explicou que Donald Tusk irá apresentar um ponto de situação seja ele qual for esta manhã, antes de partir para uma visita à Hungria.

Bruxelas e Londres estão a esforçar-se por concluir até ao fim da semana um acordo sobre os principais aspetos do divórcio, a fim de passar a uma segunda fase de negociações, dedicada à sua relação futura.

A União Europeia e o Reino Unido falharam na segunda-feira, após um almoço entre Juncker e May, em selar um acordo sobre as linhas gerais do seu 'divórcio', encalhando na questão relativa ao futuro da fronteira irlandesa após o 'Brexit'.

Esta questão é uma das três prioridades desta primeira fase das negociações do 'Brexit', juntamente com a regulamentação financeira da separação e os direitos dos cidadãos estrangeiros.

Em vésperas de uma cimeira europeia, os 27 estão a exigir "progressos suficientes" nestas três áreas antes de aceitarem abrir uma segunda fase das negociações do 'Brexit', que inclui as futuras negociações comerciais exigidas com insistência por Londres.

O objetivo dos europeus é selar este acordo rapidamente para poderem proceder à sua validação na cimeira europeia agendada para a próxima semana em Bruxelas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório