Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sete formas práticas de ser mais saudável no trabalho

Culpa o seu trabalho pela má forma física quem tem? Está na hora de mudar isso.

Sete formas práticas de ser mais saudável no trabalho
Notícias ao Minuto

07:35 - 23/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

É no local de trabalho que passamos grande parte do dia e quase sempre sentados ou com poucos ou nenhuns movimentos. É no local de trabalho que fazemos uma boa parte das refeições e que os picos de stress são mais notórios. É também no trabalho que escolhemos ser saudáveis ou não ser saudáveis.

Se até agora optou pelas escolhas menos benéficas para a saúde, está na hora de mudar o 'chip' e de fazer do local de trabalho o espaço ideal para adotar um estilo de vida saudável. E tudo pode começar com uma ou outra planta na secretária do trabalho.

Apesar das plantas merecerem ar livre, a verdade é que a sua presença próxima tem um efeito altamente benéfico no bem-estar das pessoas, deixando-as mais calmas e propensas a resistir ao stress.

Mas se as plantas são amigas da boa disposição - e, por consequência, da produtividade - também os aromas naturais são uma boa aposta. A aromaterapia é capaz de melhorar o humor de qualquer pessoa e até mesmo de a deixar mais calma, concentrada e eficaz.

De acordo com a revista Prevention, além de ser importante estipular horários (e fazer o máximo para cumpri-los), é também importante criar pequenas rotinas para que esses horários funcionem, e uma delas é a velha máxima de preparar a roupa no dia anterior. Quando se trabalha a partir de casa, deve-se estipular horários para tarefas laborais e horários para tarefas domésticas.

Começar o dia com um treino mais ou menos suave - podendo a intensidade variar ao longo da semana - e reservar algum tempo da rotina matinal para meditar são outros aspetos a ter em conta na hora de procurar um estilo de vida mais saudável. No que diz respeito à meditação, esta até pode acontecer já no trabalho e minutos antes de começar.

Uma vez que é no local de trabalho que se faz a maioria das refeições diárias, nada como planear a marmita e preparar as refeições com antecedência, tendo aqui uma excelente oportunidade para conseguir fazer um almoço/jantar saudável e ainda as melhores merandas da manhã e da tarde.

E como o bem-estar no trabalho depende muito das relações que lá criamos, uma última sugestão da revista diz respeito à marcação de um evento mensal com os colegas de equipa. Pode ser um sunset, um cocktail depois do trabalho, um jantar, um almoço de sábado, não importa, o objetivo é criar o bom ambiente e levá-lo para o local de trabalho.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório